https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/763
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
moniqueferreiracampos.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Da missão nobre ao desprestígio: representações da identidade docente nas páginas da Tribuna de Minas |
Autor(es): | Campos, Monique Ferreira |
Orientador: | Leal, Paulo Roberto Figueira |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Luiz Ademir de |
Miembros Examinadores: | Coutinho, Iluska Maria da Silva |
Resumo: | A proposta da dissertação é analisar como o noticiário do jornal juiz-forano Tribuna de Minas representa a identidade dos professores, de forma a compreender os aspectos do enquadramento jornalístico, bem como, os papéis sociais atribuídos aos docentes por meio da veiculação de acontecimentos e debates educacionais. Partindo de pressupostos teóricos sobre a construção da identidade e os processos de socialização na contemporaneidade, com papel decisivo dos meios de comunicação e da atividade jornalística, realizamos uma análise de conteúdo como proposta metodológica para verificarmos as tendências da construção noticiosa e da representação dos professores. A pesquisa também objetiva correlacionar os resultados da análise de conteúdo às percepções dos professores sobre a docência na cobertura da imprensa, por meio da realização de um grupo focal. |
Resumen : | The purpose of this thesis is to analyze how the news of the newspaper Tribuna de Minas, from Juiz de Fora, represents the teachers‟ identity, in order to understand the aspects of the Framing and the social roles assigned to teachers through the transmition of events and educational discussions. From theoretical assumptions about the construction of identity and the processes of socialization in contemporary times, with a decisive role of the media and of the journalistic activity, that we conducted a content analysis as a methodological approach in order to verify the trends of news construction and of teachers‟ representation. This research has also aimed to correlate the results of the content analysis to teachers‟ perceptions about teaching in press coverage, through the execution of a focus group. |
Palabras clave : | Jornalismo Identidades Professores Journalism Identities Teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/763 |
Fecha de publicación : | 26-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.