Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saberes populares e educação científica.pdf282.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências
Other Titles: Folk wisdom and science education: a review from the national literature
Author: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Xavier, Patrícia Maria Azevedo
Resumo: Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar.
Abstract: We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.
Keywords: Saberes populares
Ensino de ciências
Revisão de literatura
Folk wisdom
Science education
Literature review
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170202
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601
Issue Date: May-2015
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.