Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saberes populares e educação científica.pdf282.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFlôr, Cristhiane Carneiro Cunha-
dc.creatorXavier, Patrícia Maria Azevedo-
dc.date.accessioned2018-10-05T12:25:25Z-
dc.date.available2018-09-06-
dc.date.available2018-10-05T12:25:25Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage308pt_BR
dc.citation.epage328pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170202pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7601-
dc.description.abstractWe present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectFolk wisdompt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectLiterature reviewpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleSaberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeFolk wisdom and science education: a review from the national literaturept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.