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Tipo: Dissertação
Título: A influência da elaboração de itens na eficácia das avaliações em larga escala
Autor(es): Paula, Patrícia de Lima
Primeiro Orientador: Soares, Tufi Machado
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Santos, Marcelo de Oliveira
Membro da banca: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o processo de elaboração dos itens integrantes dos testes de proficiência de três programas de avaliação: o Sistema de Avaliação Educacional do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), o Programa de Avaliação do Espírito Santo (PAEBES) e o sistema de Avaliação Baiano da Educação (Avalia BA). Os objetivos definidos para este estudo foram baseados em compreender os fatores que interferem na qualidade dos itens de biologia nas avaliações dos Programas de Avaliação no período de 2010 a 2015. Para alcançar tal objetivo, foi necessário descrever as análises estatísticas dos relatórios gerados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) que serviram de base para o estudo. Assumimos como hipótese o fato de vários itens dos conteúdos de biologia apresentarem baixos percentuais de acerto, além de um quantitativo elevado de itens eliminados. Para tanto, utilizamos, como metodologia de pesquisa a realização de uma análise psicométrica dos itens de Biologia do Ensino Médio com baixos percentuais de acerto dos Programas de Avaliação SADEAM, PAEBES e AVALIA BA e, a partir disso, a realização de análises pedagógicas, utilizando, como instrumentos, os relatórios estatísticos gerados pela Coordenação de Instrumentos de Avaliação (CIA) que apresentam o comportamento estatístico de cada item dos testes de proficiência aplicados.
Abstract: The present dissertation is developed in the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the process of elaborating the items that are part of the proficiency tests of three evaluation programs: the Educational Evaluation System of the Educational Performance of Amazonas (SADEAM), the Evaluation Program of the State of Espírito Santo (PAEBES) and the Baiano Education Assessment System (Evaluates BA). The objectives defined for this study were based on understanding the factors that influence the quality of biology items in the evaluation of the Evaluation Programs in the period from 2010 to 2015. To achieve this goal, it was necessary to describe the statistical analyzes of the reports generated by the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), that served as the basis for the study. We assume as hypothesis the fact that several items of the contents of biology present low percentages of correctness, besides a high quantitative of eliminated items. To do so, we used as a research methodology the performance of a psychometric analysis of the items of High School Biology with low percentage of correctness of the Evaluation Programs SADEAM, PAEBES and AVALIA BA Evaluation and, from this, the accomplishment of pedagogical analyzes, using , as instruments, statistical reports generated by the Coordination of Assessment Instruments (CIA) that present the statistical behavior of each item of applied proficiency tests.
Palavras-chave: Avaliação
TRI
Testes de proficiência
Evaluation
TRI
Proficiency tests
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7548
Data do documento: 5-Jul-2018
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