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dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Naira da Costa Muylaert-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220614A2pt_BR
dc.creatorPaula, Patrícia de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511084A2pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-01T18:03:06Z-
dc.date.available2018-09-27-
dc.date.available2018-10-01T18:03:06Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7548-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed in the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the process of elaborating the items that are part of the proficiency tests of three evaluation programs: the Educational Evaluation System of the Educational Performance of Amazonas (SADEAM), the Evaluation Program of the State of Espírito Santo (PAEBES) and the Baiano Education Assessment System (Evaluates BA). The objectives defined for this study were based on understanding the factors that influence the quality of biology items in the evaluation of the Evaluation Programs in the period from 2010 to 2015. To achieve this goal, it was necessary to describe the statistical analyzes of the reports generated by the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), that served as the basis for the study. We assume as hypothesis the fact that several items of the contents of biology present low percentages of correctness, besides a high quantitative of eliminated items. To do so, we used as a research methodology the performance of a psychometric analysis of the items of High School Biology with low percentage of correctness of the Evaluation Programs SADEAM, PAEBES and AVALIA BA Evaluation and, from this, the accomplishment of pedagogical analyzes, using , as instruments, statistical reports generated by the Coordination of Assessment Instruments (CIA) that present the statistical behavior of each item of applied proficiency tests.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o processo de elaboração dos itens integrantes dos testes de proficiência de três programas de avaliação: o Sistema de Avaliação Educacional do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), o Programa de Avaliação do Espírito Santo (PAEBES) e o sistema de Avaliação Baiano da Educação (Avalia BA). Os objetivos definidos para este estudo foram baseados em compreender os fatores que interferem na qualidade dos itens de biologia nas avaliações dos Programas de Avaliação no período de 2010 a 2015. Para alcançar tal objetivo, foi necessário descrever as análises estatísticas dos relatórios gerados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) que serviram de base para o estudo. Assumimos como hipótese o fato de vários itens dos conteúdos de biologia apresentarem baixos percentuais de acerto, além de um quantitativo elevado de itens eliminados. Para tanto, utilizamos, como metodologia de pesquisa a realização de uma análise psicométrica dos itens de Biologia do Ensino Médio com baixos percentuais de acerto dos Programas de Avaliação SADEAM, PAEBES e AVALIA BA e, a partir disso, a realização de análises pedagógicas, utilizando, como instrumentos, os relatórios estatísticos gerados pela Coordenação de Instrumentos de Avaliação (CIA) que apresentam o comportamento estatístico de cada item dos testes de proficiência aplicados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectTRIpt_BR
dc.subjectTestes de proficiênciapt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectTRIpt_BR
dc.subjectProficiency testspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA influência da elaboração de itens na eficácia das avaliações em larga escalapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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