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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência
Título(s) alternativo(s): El grupo operativo como instrumento de aprendizaje del cuidado por madres de hijos con deficiencia
Autor(es): Oliveira, Deíse Moura de
Rena, Pamela Brustolini Oliveira
Mendonça, Erica Toledo de
Pereira, Eveline Torres
Jesus, Maria Cristina Pinto de
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Resumo: Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência.
Abstract: Objective: To understand the meaning attached to the operative group technique by mothers that take care of children with disabilities. Methods: Qualitative research with eight mothers who participate in operative groups, whose children are treated at a specialized program in Minas Gerais. Data were collected through interviews with discursive questions, in 2013, and analyzed using content analysis, interpreted in light of Pichon-Rivière. Results: The study led to the creation of the categories "Embracement space, exchanges and new meanings" and "Inducing strategy for caring for yourself and your child". The results reveal the importance of the operative group in the daily life of the participants, which highlights the contributions that such educational practice brings to the care experience of these mothers. Conclusion: The operative group was a care learning tool, which suggests the need for health services to invest in offering group activities for caregivers of people with disabilities.
Palavras-chave: Enfermagem
Pessoas com deficiência
Processos grupais
Relações mãe-filho
Pesquisa qualitativa
Nursing
Disabled persons
Group processes
Mother-child relations
Qualitative research
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160077
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7402
Data do documento: 14-Jun-2016
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