https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula |
Other Titles: | From the semantic discourse analysis to educational action - a classroom crisis map |
Author: | Miranda, Neusa Salim Loures, Luciene Fernandes |
Resumo: | Este artigo apresenta a trajetória de um macroprojeto de natureza híbrida - Linguística e Educação - que, por uma década, mediante o desenvolvimento de doze Estudos de Caso fixados no cenário escolar, vem trabalhando um modelo de análise do discurso baseado na Semântica de Frames e nos Modelos de Linguagem baseados no Uso. Valendo-se da narrativa de práticas de alunos e professores como metodologia de constituição de seus corpora, este estudo permitiu traçar um mapa da crise da sala de aula, com suas causas, consequências e, também, rotas de saída, o que tem conduzido não só à consolidação de um modelo de análise do discurso, como a novos caminhos para a ação educativa na sala de aula de Língua Portuguesa e no processo de formação de professores. |
Abstract: | This article aims to present the path of hybrid nature macro project - both linguistic and educational - that, for a decade, before the development of twelve Case Studies in the elementary school scenario, works with a discourse analysis model based on Frame Semantics and on Usage-based model. From the narratives of practices of students and teachers as a constitutive methodology of your corpora, this study allowed us to draw the classroom crisis map, with your causes, consequences and also your escapes, which has led not just for a consolidation of a discourse model analysis, but a new way for an education action in the Portuguese classroom and in the processes of teacher's formation. |
Keywords: | Semântica de frames Análise do discurso Vivência escolar Frame semantics Discourse analysis School experience |
CNPq: | - |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | - |
Institution Initials: | - |
Access Type: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-160301-0116d |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400 |
Issue Date: | Sep-2016 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.