https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Neusa Salim | - |
dc.creator | Loures, Luciene Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-10T19:24:50Z | - |
dc.date.available | 2018-09-10 | - |
dc.date.available | 2018-09-10T19:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 525 | pt_BR |
dc.citation.epage | 546 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-160301-0116d | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7400 | - |
dc.description.abstract | This article aims to present the path of hybrid nature macro project - both linguistic and educational - that, for a decade, before the development of twelve Case Studies in the elementary school scenario, works with a discourse analysis model based on Frame Semantics and on Usage-based model. From the narratives of practices of students and teachers as a constitutive methodology of your corpora, this study allowed us to draw the classroom crisis map, with your causes, consequences and also your escapes, which has led not just for a consolidation of a discourse model analysis, but a new way for an education action in the Portuguese classroom and in the processes of teacher's formation. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a trajetória de um macroprojeto de natureza híbrida - Linguística e Educação - que, por uma década, mediante o desenvolvimento de doze Estudos de Caso fixados no cenário escolar, vem trabalhando um modelo de análise do discurso baseado na Semântica de Frames e nos Modelos de Linguagem baseados no Uso. Valendo-se da narrativa de práticas de alunos e professores como metodologia de constituição de seus corpora, este estudo permitiu traçar um mapa da crise da sala de aula, com suas causas, consequências e, também, rotas de saída, o que tem conduzido não só à consolidação de um modelo de análise do discurso, como a novos caminhos para a ação educativa na sala de aula de Língua Portuguesa e no processo de formação de professores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Linguagem em (Dis)curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semântica de frames | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Vivência escolar | pt_BR |
dc.subject | Frame semantics | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | School experience | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Da análise semântica do discurso à ação educativa - um mapa da crise da sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | From the semantic discourse analysis to educational action - a classroom crisis map | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.