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Clase: Artigo de Periódico
Título : Desenvolvimento de competências para o uso da ultrassonografia point-of-care em Nefrologia
Otros títulos : Development of skills to utilize point-of-care ultrasonography in nephrology practice
Autor(es): Nunes, Aida Aguilar
Pazeli Júnior, José Muniz
Rodrigues, Anderson Tavares
Tollendal, Ana Luisa Silveira Vieira
Ezequiel, Oscarina da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
Resumo: Introdução: O uso do ultrassonografia (US) por não radiologista tem aumentado e decorre da necessidade de o médico integrar "novas" informações clínicas ao processo diagnóstico. Na Nefrologia, ainda não foi estabelecido um currículo de treinamento em US definido e que tenha sido validado. O objetivo do estudo é apresentar os resultados do desenvolvimento de competências para o uso do ultrassom point-of-care (POCUS) em Nefrologia. Métodos: Nove residentes, quatro de Nefrologia e cinco de clínica médica, frequentaram um curso de ultrassom teórico-prático de 16 horas. Foram abordados temas de ultrassom relacionados ao trato urinário, pulmão, coração, vasos sanguíneos, biópsia renal e inserção de cateter venoso central. A avaliação constou de testes cognitivos (TC) de múltipla escolha e associação de imagens antes e após o curso e de avaliação prática de competências na geração de imagens ultrassonográficas e realização de procedimentos pelo Exame Estruturado de Habilidades Clínicas (OSCE). Resultados: Todos os residentes concluíram o curso. Observou-se melhora significativa dos conhecimentos quando se compararam as notas obtidas pelos residentes antes e após o TC de múltipla escolha (p < 0,004) e de associação de imagens (p < 0,02). A avaliação de competência dos residentes pelo OSCE, com exceção da estação sobre pulmão, foi considerada muito boa. Conclusão: Um curso de POCUS em Nefrologia de apenas 16 horas, não limitado aos temas do trato urinário, possibilita o desenvolvimento de competências na obtenção de imagens e a realização de procedimentos nefrológicos. O currículo desenvolvido pode servir de modelo para o aprendizado do POCUS em Nefrologia.
Resumen : Introduction: The use of ultrasonography (US) by non-radiologists has increased due to the need of physicians to integrate "new" clinical information into the diagnostic process. A defined and validated ultrasound training program has not been established in Nephrology. This study aimed to present the results of assessment of the development of skills to utilize point-of-care ultrasonography (POCUS) in Nephrology practice. Methods: Nine residents, four from Nephrology and five from internal medicine program, attended a 16-hour course that covered theoretical and practical aspects of ultrasonography. The course addressed topics related to urinary tract, lung, heart, and blood vessel ultrasonography and use of ultrasound to guide kidney biopsy and central venous catheter insertion. The resident evaluation consisted of cognitive tests (CT) with multiple-choice questions and image association tests, before and after the course, and assessment of skills in generating ultrasound images and performing procedures using the Objective Structured Clinical Examination (OSCE). Results: All residents completed the course. A significant improvement in knowledge was observed by comparing the residents' scores obtained on the CT (p < 0.004) and image association tests (p < 0.02) before and after the course. With the exception of the station regarding the lungs, they demonstrated very good performance on the assessment of the skills using the OSCE exams. Conclusion: A 16-hour nephrology POCUS training course that was not limited to topics involving the urinary tract enabled the development of skills to obtain images and perform Nephrology procedures. The program developed can be used as a model for learning POCUS in Nephrology.
Palabras clave : Competência clínica
Educação baseada em competências
Nefrologia
Ultrassonografia
Clinical competence
Competency- based education
Nephrology
Ultrasonography
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20160030
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7393
Fecha de publicación : abr-2016
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



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