https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7342
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições da teoria da desintegração positiva para a área de superdotação.pdf | 442.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Contribuições da teoria da desintegração positiva para a área de superdotação |
Otros títulos : | Contributions of the theory of positive disintegration to the field of giftedness |
Autor(es): | Oliveira, Juliana Célia de Barbosa, Altemir José Gonçalves Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
Resumo: | A Teoria da Desintegração Positiva (TDP), proposta por Dabrowski, constitui importante ferramenta para a compreensão do desenvolvimento emocional de superdotados. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento da personalidade que enfatiza o papel desempenhado pelas emoções no potencial de desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar conceitos centrais da TDP e suas contribuições para a área da superdotação. É enfatizado o conceito de sobre-excitabilidade, que, além de ser considerado um indicador de superdotação, representa um construto chave para o desenvolvimento de medidas e para promoção de intervenções que tenham como foco as características de personalidade e emocionais dos superdotados. |
Resumen : | Dabrowski's Theory of Positive Disintegration (TPD) is taken as an important tool to understand the emotional development of gifted children. It is a theory of personality development which emphasizes the role of emotions in the human developmental potential. The purpose of this study is to present the central concepts of TPD and their contributions to the field of giftedness. It is emphasized the concept of overexcitabilites, which, besides being regarded as an indicator of giftedness, represents a key construct to the development of measures and to the promotion of interventions which focus is the personality and emotional characteristics of gifted children. |
Palabras clave : | Teoria da desintegração positiva Dabrowski Superdotação Theory of positive disintegration Dabrowski Giftedness |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3332 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7342 |
Fecha de publicación : | 22-jun-2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.