https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7342
File | Description | Size | Format | |
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Contribuições da teoria da desintegração positiva para a área de superdotação.pdf | 442.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.creator | Barbosa, Altemir José Gonçalves | - |
dc.creator | Alencar, Eunice M. L. Soriano de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T12:01:05Z | - |
dc.date.available | 2018-08-15 | - |
dc.date.available | 2018-09-06T12:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-22 | - |
dc.citation.volume | 33 | pt_BR |
dc.citation.issue | - | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 9 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3332 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7342 | - |
dc.description.abstract | Dabrowski's Theory of Positive Disintegration (TPD) is taken as an important tool to understand the emotional development of gifted children. It is a theory of personality development which emphasizes the role of emotions in the human developmental potential. The purpose of this study is to present the central concepts of TPD and their contributions to the field of giftedness. It is emphasized the concept of overexcitabilites, which, besides being regarded as an indicator of giftedness, represents a key construct to the development of measures and to the promotion of interventions which focus is the personality and emotional characteristics of gifted children. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Teoria da Desintegração Positiva (TDP), proposta por Dabrowski, constitui importante ferramenta para a compreensão do desenvolvimento emocional de superdotados. Trata-se de uma teoria do desenvolvimento da personalidade que enfatiza o papel desempenhado pelas emoções no potencial de desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar conceitos centrais da TDP e suas contribuições para a área da superdotação. É enfatizado o conceito de sobre-excitabilidade, que, além de ser considerado um indicador de superdotação, representa um construto chave para o desenvolvimento de medidas e para promoção de intervenções que tenham como foco as características de personalidade e emocionais dos superdotados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Teoria e Pesquisa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da desintegração positiva | pt_BR |
dc.subject | Dabrowski | pt_BR |
dc.subject | Superdotação | pt_BR |
dc.subject | Theory of positive disintegration | pt_BR |
dc.subject | Dabrowski | pt_BR |
dc.subject | Giftedness | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Contribuições da teoria da desintegração positiva para a área de superdotação | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the theory of positive disintegration to the field of giftedness | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
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