https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7301
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel do psicólogo escolar.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O papel do psicólogo escolar: concepções de professores e gestores |
Título(s) alternativo(s): | El papel del psicólogo escolar: concepciones de profesores y gestores |
Autor(es): | Silva, Nara Liana Pereira Andrade, Jaqueline Ferreira Condé de Melo Crolman, Sarah Rezende Mejía, Cristina Fuentes |
Resumo: | Historicamente, a atuação do psicólogo no contexto escolar tem sido mais caracterizada pelo modelo clínico do que por modelos mais sistêmicos e institucionais. O presente estudo objetivou descrever as concepções de professores e gestores sobre o papel do psicólogo escolar. Participaram desta investigação 38 membros da equipe administrativo-pedagógica e professores de uma escola particular, os quais foram entrevistados na própria escola, tendo sido construídas categorias de análise. Os resultados mostram que gestores e professores concebem o psicólogo escolar como um ‘especialista’, mas também como um profissional ‘auxiliar’. Além disso, houve relatos de desconhecimento das funções do psicólogo. Segundo os participantes, o psicólogo deve atuar primordialmente junto aos alunos. Concepções similares foram encontradas em outros estudos, apesar de se reconhecer a existência de críticas a essa modelo. Destaca-se a importância de intervenções com o foco na prevenção e promoção do desenvolvimento. |
Abstract: | Historically, the performance of the psychologist in the school context has been characterized by the clinical model rather than by more systemic and institutional models. The present study aimed to describe the teachers' and managers' conceptions about the role of the school psychologist. Thirty-eight members of the administrative-pedagogical team and teachers of a private school participated in this research, which were interviewed in the school itself, and categories of analysis were constructed. The results show that managers and teachers think the school psychologist as a 'specialist', but also as an 'auxiliary' professional. In addition, there were reports of ignorance of the functions of the psychologist. According to the participants, the psychologist should act primarily with the students. Similar concepts were found in other studies, despite the acknowledgment of criticisms of this model. It is important to emphasize the importance of interventions with a focus on prevention and promotion of development. |
Palavras-chave: | Psicólogo escolar Educação Psicologia escolar School psychologist Education School psychology |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Citação: | PEREIRA-SILVA, Nara Liana et al . O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 21, n. 3, p. 407-415, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300407&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7301 |
Data do documento: | Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.