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dc.creatorSilva, Nara Liana Pereira-
dc.creatorAndrade, Jaqueline Ferreira Condé de Melo-
dc.creatorCrolman, Sarah Rezende-
dc.creatorMejía, Cristina Fuentes-
dc.date.accessioned2018-09-06T11:33:35Z-
dc.date.available2018-08-07-
dc.date.available2018-09-06T11:33:35Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationPEREIRA-SILVA, Nara Liana et al . O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 21, n. 3, p. 407-415, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300407&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165.pt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage407pt_BR
dc.citation.epage415pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311165pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7301-
dc.description.abstractHistorically, the performance of the psychologist in the school context has been characterized by the clinical model rather than by more systemic and institutional models. The present study aimed to describe the teachers' and managers' conceptions about the role of the school psychologist. Thirty-eight members of the administrative-pedagogical team and teachers of a private school participated in this research, which were interviewed in the school itself, and categories of analysis were constructed. The results show that managers and teachers think the school psychologist as a 'specialist', but also as an 'auxiliary' professional. In addition, there were reports of ignorance of the functions of the psychologist. According to the participants, the psychologist should act primarily with the students. Similar concepts were found in other studies, despite the acknowledgment of criticisms of this model. It is important to emphasize the importance of interventions with a focus on prevention and promotion of development.pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, a atuação do psicólogo no contexto escolar tem sido mais caracterizada pelo modelo clínico do que por modelos mais sistêmicos e institucionais. O presente estudo objetivou descrever as concepções de professores e gestores sobre o papel do psicólogo escolar. Participaram desta investigação 38 membros da equipe administrativo-pedagógica e professores de uma escola particular, os quais foram entrevistados na própria escola, tendo sido construídas categorias de análise. Os resultados mostram que gestores e professores concebem o psicólogo escolar como um ‘especialista’, mas também como um profissional ‘auxiliar’. Além disso, houve relatos de desconhecimento das funções do psicólogo. Segundo os participantes, o psicólogo deve atuar primordialmente junto aos alunos. Concepções similares foram encontradas em outros estudos, apesar de se reconhecer a existência de críticas a essa modelo. Destaca-se a importância de intervenções com o foco na prevenção e promoção do desenvolvimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicólogo escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectSchool psychologistpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool psychologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleO papel do psicólogo escolar: concepções de professores e gestorespt_BR
dc.title.alternativeEl papel del psicólogo escolar: concepciones de profesores y gestorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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