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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC) a partir da abordagem do ciclo de políticas: o que pensam os agentes políticos?
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the Specialization Course in school management based on the policy cycle approach: what do the political agents think?
Autor(es): Fernandes, Cássia do Carmo Pires
Teixeira, Beatriz de Basto
Resumo: O presente trabalho, decorrente de uma tese de doutorado, tem por objetivo avaliar os resultados e efeitos do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), considerando as dimensões de quem elabora e gerencia (Ministério da Educação e Grupo de Trabalho Técnico- Pedagógico Interinstitucional - GTGP) e quem implementa (Instituição Federal de Ensino Superior - IFES). Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas, sendo analisadas fontes documentais e entrevistas com três gestores da política (MEC, GTGP e IFES). Os resultados são apresentados por meio do delineamento dos contextos de influência, de produção do texto, da prática e de resultados e efeitos do Programa. No que tange às perspectivas, paira a insegurança quanto ao fato de o Programa ser iniciativa de um Governo e não uma política de Estado. Apesar disso, o Gestor do MEC destaca a necessidade de expansão para que as mudanças ganhem escala, e, como contraponto, a Gestora da IFES ressalta a responsabilidade com a qualidade da oferta e com as condições de trabalho da equipe pedagógica da universidade. A partir das análises empreendidas, conclui-se que os sujeitos a interpretaram a partir de “lugares” e em contextos distintos, apresentando perspectivas complementares e algumas vezes conflitantes, delineando um Programa promissor, porém com futuro incerto.
Abstract: This work, resulting from a doctoral thesis, aimed to evaluate the results and effects of the Specializa tion Course in School Management of the National Program for Basic Education School Principals Professional Development (PNEGEB), considering the dimensions of the agency that prepares and manages it (Ministry of Education and Pedagogical Inter educational Working Group - GTGP) and the one that implements it (Federal Institution of Higher Education - IFES).The researchers chose the Policy Cycle Approach to serve as theoretical and methodological support. Documentary sources were analyzed and three managers of the policy were interviewed (Brazil GTGP and IFES). The findings are shown by the contexts of influence, text production, practice and results and effects of the pro gram. Regarding the outlook, it leaves an uncertainty as to whether the program is a government initiative and not a state policy. Nevertheless, MEC’s agent highlights the need of the Program’s ex pansion meanwhile the IFES’s agent underscores the necessity of improving the quality of supply and the working conditions of the teaching staff at the university to help the changes in school manage ment gain scale. From the current analysis, it is concluded that subjects interpreted the policy accord ing to the roles they play in different contexts, presenting complementary perspectives and sometimes conflicting, outlining a promising program, but with an uncertain future.
Palavras-chave: Avaliação do Programa Escola de Gestores
Avaliação de políticas educacionais
Abordagem do ciclo de políticas
National Program for Basic Education School Principals Professional Development
Education policy evaluation
Policy cycle approach
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Citação: FERNANDES, Cássia do Carmo Pires; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC) a partir da abordagem do ciclo de políticas: o que pensam os agentes políticos?. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 566-582, ago. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200566&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200017
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7247
Data do documento: Mai-2017
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