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dc.creatorFernandes, Cássia do Carmo Pires-
dc.creatorTeixeira, Beatriz de Basto-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:23:13Z-
dc.date.available2018-08-17-
dc.date.available2018-09-05T14:23:13Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationFERNANDES, Cássia do Carmo Pires; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC) a partir da abordagem do ciclo de políticas: o que pensam os agentes políticos?. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 566-582, ago. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200566&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200017.pt_BR
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage566pt_BR
dc.citation.epage582pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7247-
dc.description.abstractThis work, resulting from a doctoral thesis, aimed to evaluate the results and effects of the Specializa tion Course in School Management of the National Program for Basic Education School Principals Professional Development (PNEGEB), considering the dimensions of the agency that prepares and manages it (Ministry of Education and Pedagogical Inter educational Working Group - GTGP) and the one that implements it (Federal Institution of Higher Education - IFES).The researchers chose the Policy Cycle Approach to serve as theoretical and methodological support. Documentary sources were analyzed and three managers of the policy were interviewed (Brazil GTGP and IFES). The findings are shown by the contexts of influence, text production, practice and results and effects of the pro gram. Regarding the outlook, it leaves an uncertainty as to whether the program is a government initiative and not a state policy. Nevertheless, MEC’s agent highlights the need of the Program’s ex pansion meanwhile the IFES’s agent underscores the necessity of improving the quality of supply and the working conditions of the teaching staff at the university to help the changes in school manage ment gain scale. From the current analysis, it is concluded that subjects interpreted the policy accord ing to the roles they play in different contexts, presenting complementary perspectives and sometimes conflicting, outlining a promising program, but with an uncertain future.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, decorrente de uma tese de doutorado, tem por objetivo avaliar os resultados e efeitos do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), considerando as dimensões de quem elabora e gerencia (Ministério da Educação e Grupo de Trabalho Técnico- Pedagógico Interinstitucional - GTGP) e quem implementa (Instituição Federal de Ensino Superior - IFES). Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas, sendo analisadas fontes documentais e entrevistas com três gestores da política (MEC, GTGP e IFES). Os resultados são apresentados por meio do delineamento dos contextos de influência, de produção do texto, da prática e de resultados e efeitos do Programa. No que tange às perspectivas, paira a insegurança quanto ao fato de o Programa ser iniciativa de um Governo e não uma política de Estado. Apesar disso, o Gestor do MEC destaca a necessidade de expansão para que as mudanças ganhem escala, e, como contraponto, a Gestora da IFES ressalta a responsabilidade com a qualidade da oferta e com as condições de trabalho da equipe pedagógica da universidade. A partir das análises empreendidas, conclui-se que os sujeitos a interpretaram a partir de “lugares” e em contextos distintos, apresentando perspectivas complementares e algumas vezes conflitantes, delineando um Programa promissor, porém com futuro incerto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação do Programa Escola de Gestorespt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas educacionaispt_BR
dc.subjectAbordagem do ciclo de políticaspt_BR
dc.subjectNational Program for Basic Education School Principals Professional Developmentpt_BR
dc.subjectEducation policy evaluationpt_BR
dc.subjectPolicy cycle approachpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAvaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC) a partir da abordagem do ciclo de políticas: o que pensam os agentes políticos?pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the Specialization Course in school management based on the policy cycle approach: what do the political agents think?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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