Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7111
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ceciliasamelcortesfernandes.pdf4.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O retrato de Andy Warhol: o artista segundo Arthur Danto
Autor(es): Fernandes, Cecília Samel Côrtes
Primeiro Orientador: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Membro da banca: Pifano, Raquel Quinet de Andrade
Membro da banca: Couto, Maria Fátima Morethy
Resumo: A presente dissertação consiste na análise e revisão bibliográfica da obra de Arthur Danto, filósofo norte-americano. O intuito dessa pesquisa é buscar nas obras de Danto seu “modelo” de artista e analisar a forma como ele utiliza o exemplo de Andy Warhol, artista norteamericano, como principal figura desse modelo. Danto não estrutura esse modelo conceitualmente, no entanto é possível extraí-lo a partir dos exemplos em que são utilizados artistas. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos, a saber: as fundamentações e influências teóricas de Danto que sustentam seus conceitos principais, que são o de arte e do de “fim da arte”; o uso de exemplos de artistas na obra de Danto e a demonstração de seu “modelo” de artista; a análise de Andy Warhol a partir de Danto e outros teóricos. Serão estabelecidos, ao longo da dissertação, diálogos de Danto com Georg Hegel, Clement Greenberg, Thierry de Duve, Hal Foster, Lucy Lippard, Hector Obalk.
Abstract: The present dissertation consists on the analysis and bibliographical revision of North American philosopher Arthur Danto’s work. The aim of this research is to seek in Danto’s works his “idea” of the artist and to analyse the way North American artist Andy Warhol is used as an example and as the main figure in this idea. Danto does not structure this idea conceptually, however is is possible to extract it by means of his examples in which artists are in. The research was divided into three moments: Danto’s theoretical fundaments and influences that sustain his main concepts, which are the concept of art and of the “end of art”; usage of examples of artists in Danto’s work and demonstration of his “ideia” of artist; Andy Warhol’s analysis according to Danto and other authors. In the course of the dissertation, there will be stablished dialogues between Danto and Georg Hegel, Clement Greenberg, Thierry de Duve, Hal Foster, Lucy Lippard, Hector Obalk.
Palavras-chave: Arthur Danto
Andy Warhol
Artista
Arthur Danto
Andy Warhol
Artist
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7111
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.