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dc.contributor.advisor1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6pt_BR
dc.contributor.referee1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Couto, Maria Fátima Morethy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727332P4pt_BR
dc.creatorFernandes, Cecília Samel Côrtes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8159188A8pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T13:26:02Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-28T13:26:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7111-
dc.description.abstractThe present dissertation consists on the analysis and bibliographical revision of North American philosopher Arthur Danto’s work. The aim of this research is to seek in Danto’s works his “idea” of the artist and to analyse the way North American artist Andy Warhol is used as an example and as the main figure in this idea. Danto does not structure this idea conceptually, however is is possible to extract it by means of his examples in which artists are in. The research was divided into three moments: Danto’s theoretical fundaments and influences that sustain his main concepts, which are the concept of art and of the “end of art”; usage of examples of artists in Danto’s work and demonstration of his “ideia” of artist; Andy Warhol’s analysis according to Danto and other authors. In the course of the dissertation, there will be stablished dialogues between Danto and Georg Hegel, Clement Greenberg, Thierry de Duve, Hal Foster, Lucy Lippard, Hector Obalk.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste na análise e revisão bibliográfica da obra de Arthur Danto, filósofo norte-americano. O intuito dessa pesquisa é buscar nas obras de Danto seu “modelo” de artista e analisar a forma como ele utiliza o exemplo de Andy Warhol, artista norteamericano, como principal figura desse modelo. Danto não estrutura esse modelo conceitualmente, no entanto é possível extraí-lo a partir dos exemplos em que são utilizados artistas. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos, a saber: as fundamentações e influências teóricas de Danto que sustentam seus conceitos principais, que são o de arte e do de “fim da arte”; o uso de exemplos de artistas na obra de Danto e a demonstração de seu “modelo” de artista; a análise de Andy Warhol a partir de Danto e outros teóricos. Serão estabelecidos, ao longo da dissertação, diálogos de Danto com Georg Hegel, Clement Greenberg, Thierry de Duve, Hal Foster, Lucy Lippard, Hector Obalk.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArthur Dantopt_BR
dc.subjectAndy Warholpt_BR
dc.subjectArtistapt_BR
dc.subjectArthur Dantopt_BR
dc.subjectAndy Warholpt_BR
dc.subjectArtistpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO retrato de Andy Warhol: o artista segundo Arthur Dantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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