Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7100
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josejoaolopesdossantos.pdf900.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Reprovação no primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual de Ribeirão das Neves - MG
Autor(es): Santos, José João Lopes dos
Primeiro Orientador: Santos, José Alcides Figueiredo
Membro da banca: Lamas, Fernando Gaudereto
Membro da banca: Andrade, Vitória Fernanda Schettini de
Resumo: O estudo de caso que dá origem a esta dissertação analisou os fatores que influenciam nos altos índices de reprovação nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alfa em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Para isso, buscou-se compreender o histórico da reprovação no Brasil e a legislação que normatizam essa modalidade de ensino. Procurou-se realizar um diagnóstico para elucidar os fatores que ocasionam as retenções e propor alternativas para melhoria da aprendizagem, impactando na diminuição dos índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. Os levantamentos realizados sobre a reprovação na Escola Estadual Alfa apontam para índices maiores que as reprovações no Estado de Minas Gerais e do Brasil, o que preocupa, considerando que os números da reprovação nessa série são bastante elevados. As pesquisas realizadas através de entrevistas semiestruturadas e análise documental buscaram verificar quais são os fatores que causam esses altos índices de reprovação e, posteriormente, foi criado um Plano de Ação Educacional para ajudar na tomada de decisão da gestão e, assim, diminuir a reprovação.
Abstract: The case study that gives rise to this dissertation analyzed the factors that influence the high failure rates in the first year classes of the High School of the Alpha State School in Ribeirão das Neves, Minas Gerais. For this, we sought to understand the history of reprobation in Brazil and the legislation that regulates this modality of teaching. A diagnosis was made to elucidate the factors that cause retention and to propose alternatives for improvement of learning, impacting on the decrease of failure rates in the first year of high school. The surveys carried out on the reproach at the Alpha State School point to higher indices than the disapprovals in the State of Minas Gerais and Brazil, which is of concern, considering that the numbers of failure in this series are quite high. The researches conducted through semi-structured interviews and documentary analysis sought to verify what are the factors that cause these high failure rates and, later, an Educational Action Plan was created to help in the management decision making and thus decrease the reprobation.
Palavras-chave: Ensino médio
Reprovação escolar
Abandono escolar
High school
School reproach
School dropout
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7100
Data do documento: 25-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.