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dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753613P6pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Vitória Fernanda Schettini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711438U4pt_BR
dc.creatorSantos, José João Lopes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T12:42:31Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-28T12:42:31Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7100-
dc.description.abstractThe case study that gives rise to this dissertation analyzed the factors that influence the high failure rates in the first year classes of the High School of the Alpha State School in Ribeirão das Neves, Minas Gerais. For this, we sought to understand the history of reprobation in Brazil and the legislation that regulates this modality of teaching. A diagnosis was made to elucidate the factors that cause retention and to propose alternatives for improvement of learning, impacting on the decrease of failure rates in the first year of high school. The surveys carried out on the reproach at the Alpha State School point to higher indices than the disapprovals in the State of Minas Gerais and Brazil, which is of concern, considering that the numbers of failure in this series are quite high. The researches conducted through semi-structured interviews and documentary analysis sought to verify what are the factors that cause these high failure rates and, later, an Educational Action Plan was created to help in the management decision making and thus decrease the reprobation.pt_BR
dc.description.resumoO estudo de caso que dá origem a esta dissertação analisou os fatores que influenciam nos altos índices de reprovação nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alfa em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Para isso, buscou-se compreender o histórico da reprovação no Brasil e a legislação que normatizam essa modalidade de ensino. Procurou-se realizar um diagnóstico para elucidar os fatores que ocasionam as retenções e propor alternativas para melhoria da aprendizagem, impactando na diminuição dos índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. Os levantamentos realizados sobre a reprovação na Escola Estadual Alfa apontam para índices maiores que as reprovações no Estado de Minas Gerais e do Brasil, o que preocupa, considerando que os números da reprovação nessa série são bastante elevados. As pesquisas realizadas através de entrevistas semiestruturadas e análise documental buscaram verificar quais são os fatores que causam esses altos índices de reprovação e, posteriormente, foi criado um Plano de Ação Educacional para ajudar na tomada de decisão da gestão e, assim, diminuir a reprovação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReprovação escolarpt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectSchool reproachpt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReprovação no primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual de Ribeirão das Neves - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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