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Tipo: Dissertação
Título: Jogando com o policial: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor
Título(s) alternativo(s): Playing with detective: a proposal to expand the repertoire of the young reader
Autor(es): Carvalho, Pablo Itaboray de
Primeiro Orientador: Nogueira, Elza de Sá
Membro da banca: Silva, Maria Andréia de Paula
Membro da banca: Mathias, Érika Kelmer
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar uma estratégia de ampliação de repertório do jovem leitor que consiste em usar o jogo de tabuleiro Scotland Yard e a série televisiva Sherlock como mediadores no processo de apropriação de estratégias literárias usadas na narrativa policial clássica. Foi concebido no âmbito do Profletras-UFJF, como parte do projeto Intertextualidade no polissistema literário: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor desenvolvido pela professora Elza de Sá Nogueira. O embasamento teórico é constituído pelos conceitos de letramento literário (Cosson e Paulino); de repertório (Iser); de polissistema literário (Even-Zohar); de adaptação (Hutcheon); de comunidade de leitores (Chartier); de jogo (Huizinga); e de narrativa policial (Todorov). Foi aplicado numa turma de 9o ano de uma escola pública federal de Juiz de Fora, utilizando a metodologia da pesquisa-ação. A partir do diagnóstico – elaborado com base na análise de questionários aplicados na turma em questão – de que a maioria dos alunos lê apenas os livros exigidos pela escola e, portanto, não inserem a literatura em suas vidas num sentido mais amplo, formulamos a hipótese de que, por meio do jogo e da narrativa audiovisual, a inserção dos alunos numa comunidade de leitores seria mais efetiva, e a ampliação de repertório se realizaria como fruição estética. Na sequência da proposta, foi realizada a leitura compartilhada (conforme recomendada por Tereza Colomer) de um romance e cinco contos de Sir Arthur Conan Doyle, durante a qual foram usadas, como estratégias, questões mediadoras propostas pelo professor e o registro das discussões no diário de leitura por parte dos alunos. A apropriação das estratégias aprendidas foi avaliada através da elaboração coletiva de um jogo de tabuleiro similar ao Scotland Yard, que contou com a adaptação dos contos lidos em sala de aula. Os resultados comprovaram a hipótese, afinal percebeu-se que os alunos, além de se apropriarem das estratégias literárias e terem se inserido numa comunidade de leitores, tiveram maior fruição estética na leitura dos textos literários propostos.
Abstract: The main objective of this work was to annalyze a strategy to broaden young readers' repertoire, consisting in using Scotland Yard's board game and television series Sherlock as mediators in the process of appropriation of literary strategies used in classic detective fiction. It was conceived within Profletras-UFJF, as part of the project "Intertextualidade no polissistema literário: uma proposta de ampliação do repertório do jovem leitor" (Intertextuality in literary polysystem: a proposal to expand young readers' repertoire) developed by Professor Elza de Sá Nogueira. The theoretical basis is constituted by the concepts of literary literacy (Cosson and Paulino); repertoire (Iser); literary polysystem (Even-Zohar); adaptation (Hutcheon); community of readers (Chartier); game (Huizinga); and detective fiction (Todorov). It was applied to a 9th grade class in a federal public school on Juiz de Fora, using research-action method. After diagnostics - based on the analysis of questionnaires applied to the referred class - that most of the students only read books required by the school, therefore not inserting literature in their lives on a broader sense, we formulate the hypothesis that inserting students into a community of readers would be more effective through game and audiovisual narrative, and repertoire expansion would be performed as aesthetic enjoyment. Following that proposal, there was a shared reading of a novel and five short stories by Sir Arthur Conan Doyle (as recommended by Tereza Colomer), during which were used as strategies some mediatorial questions proposed by the teacher and the registry of those discussions by students on their reading journals. The appropriation of strategies learned was evaluated through collective elaboration of a board game similar to Scotland Yard, which counted on adaptation of stories read in the classroom. The results proved our hypothesis, after all it was noticed that students, beyond appropriating literary strategies and entering a community of readers, had greater aesthetic enjoyment when reading the proposed literary texts.
Palavras-chave: Repertório
Letramento literário
Adaptação
Jogo
Narrativa policial
Repertoire
Literary literacy
Adaptation
Game
Detective fiction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7017
Data do documento: 6-Abr-2018
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