Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7016
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
otaviavieiramachadolima.pdf118.61 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: O uso da Rádio Escola Web como estratégia de motivação na aula de língua portuguesa
Author: Lima, Otávia Vieira Machado
First Advisor: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Referee Member: Miranda, Neusa Salim
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PROFLETRAS/UFJF, pretende contribuir para as discussões acerca do uso didático-pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, apresentando um trabalho de conclusão de curso, de natureza interventiva, que usou a rádio escola web como estratégia de motivação para o trabalho com Língua Portuguesa. O lócus investigativo é uma escola pública de Itamarati de Minas – MG e os sujeitos partícipes são 23 alunos de uma turma de 9o ano, marcada pela apatia, desinteresse e falta de perspectiva, e a professora-pesquisadora autora deste trabalho. Caracterizando-se, metodologicamente, como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; ENGEL, 2000; THIOLLENT, 2011), este trabalho corresponde à elaboração, aplicação e análise de uma proposta de intervenção, nos moldes de um projeto de letramento (KLEIMAN, 2005). A proposta baseou-se no desenvolvimento de atividades contextualizadas de estudo da língua em uso, na relação oral-escrita, privilegiando o estudo de textos orais que circulam na esfera radiofônica. Seu objetivo principal foi motivar os alunos para a aula de Língua Portuguesa, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa encontram-se, principalmente, nas discussões acerca da escola como local de aprendizagem (NÓVOA, 2007; GERALDI, 2010), dos modos de aprendizagem (TOMASELLO, 2003), da aprendizagem colaborativa (TORRES; IRALA, 2014), do protagonismo juvenil (COSTA, 2007), e da motivação (CAVENACHI; BZUNECK, 2009; BZUNECK, s/d). A pesquisa aborda também a aula de português, seu objetivo e objeto de ensino (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2012), apresenta os eixos de aprendizagem, focando a oralidade (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MIRANDA, 2005, 2006; DOLZ, BUENO, 2015), trazendo uma discussão sobre análise linguística e ensino reflexivo da língua (MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013; ANTUNES, 2003, 2007, 2014, GERALDI, 2012) e uma abordagem dos gêneros discursivos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), e o uso da rádio na escola (DOLZ; MESSIAS, 2015; ASSUMPÇÃO, 2008). Além disso, considera as orientações do PCN (1998) e CBC (2005) sobre o ensino de Língua Portuguesa. Os resultados da intervenção apontam aumento significativo na motivação para realização das atividades de estudo da língua, um despertar para o protagonismo, um avanço nas práticas de oralidade, uma ampliação dos conhecimentos acerca dos gêneros radiofônicos e dos conhecimentos linguísticos, de modo geral. Além disso, a inserção das TDIC e do trabalho colaborativo aproximou professora e alunos, criando uma relação mais favorável ao ensino e à aprendizagem.
Abstract: This work, developed within the scope of PROFLETRAS / UFJF, aims to contribute to the discussions about the didactic-pedagogical use of Communication and Information Digital Technology (CIDT) in the school, presenting a course completion work, of an interventional nature, that used the web radio school as a motivation strategy for working with Portuguese Language. The investigative locus is a public school in Itamarati de Minas - MG and the participants are 23 students from a 9th grade class, marked by apathy, lack of interest and lack of perspective, and the teacher-researcher who authored this study. It is characterized, methodologically, as an action research (TRIPP, 2005; ENGEL, 2000; THIOLLENT, 2011), this paper describes the design, application and analysis of an intervention proposal, in the form of a literacy project (KLEIMAN, 2005). The proposal was based on the development of contextualized activities of study of the language in use, in the oral-written relationship, privileging the study of oral texts that circulate in the radio sphere. Its main objective was to motivate the students to the Portuguese Language class, contributing to a meaningful learning. The theoretical bases that support the research are mainly in the discussions about the school as a place of learning (NÓVOA, 2007; GERALDI, 2010), about the learning modes (TOMASELLO, 2003), of collaborative learning (TORRES, 2014), of the youth protagonism (COSTA, 2007), and of the motivation (CAVENACHI; BZUNECK, 2009; BZUNECK, s / d). The research also addresses the Portuguese class, its purpose and object of teaching (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2012), presents the learning axes, focusing on orality (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MIRANDA, 2005, 2006; DOLZ, BUENO, 2015), bringing a discussion about linguistic analysis and reflective teaching of language (MENDONÇA, 2006; BEZERRA; REINALDO, 2013, ANTUNES, 2003, 2007, 2014, GERALDI, 2012) and an approach to discursive genres (SCHNEUWLY ;DOLZ, 2004), and the use of radio in school (DOLZ; MESSIAS, 2015; ASSUMPTION, 2008). In addition, it considers the guidelines of the PCN (1998) and CBC (2005) on the teaching of Portuguese Language. The results of the intervention point to a significant increase in the motivation to perform the activities of studying the language, an awakening to the protagonism, an advance in oral practices, a expansion of knowledge about radio genres and linguistic knowledge, in general. In addition, the inclusion of the TDIC and collaborative work approximated teacher and students, creating a relationship more conducive to teaching and learning.
Keywords: Rádio Escola Web
Motivação
Oralidade
Aprendizagem
Web Radio School
Motivation
Orality
Learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7016
Issue Date: 6-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.