https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7014
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandadepaulaassiscampos.pdf | 520.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alunos protagonistas aprendendo a argumentar utilizando a rede social Facebook |
Autor(es): | Campos, Fernanda de Paula Assis |
Primeiro Orientador: | Weiss, Denise Barros |
Membro da banca: | Paes, Cristiane Cataldi dos Santos |
Membro da banca: | Sigiliano, Natália Sathler |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva propor atividades que desenvolvam a capacidade argumentativa dos estudantes habilitando-os para o uso consciente dos tipos de argumentos. Ela foi feita com base em dados obtidos nas atividades desenvolvidas em uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental, da E. E. Adalgisa de Paula Duque, em Lima Duarte (MG). Buscamos apoio nas seguintes fontes: Breton (1999), Fiorin (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (2000) (teoria dos gêneros), Lévy (1996) (tecnologia na educação), Caderno Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(1998). Como metodologia, empregamos a pesquisa-ação. O projeto na escola foi feito a partir de uma sequência de atividades de cunho interdisciplinar, que incluiu o trabalho com Matemática e Ciências, e teve como tema “proibição de guloseimas na escola”, escolhido pelos próprios alunos. As estratégias de trabalho enfocaram o protagonismo do estudante, pois as decisões foram tomadas a partir da sua participação – o que já é uma estratégia argumentativa. O Facebook, a partir da constituição de um grupo fechado em que interagiram os alunos e a professora, foi utilizado para que os estudantes pudessem argumentar sobre o tema de maneira mais livre e para que eles aprendessem a se expressar em lugar público – rede social. O projeto culminou com a elaboração de uma carta aberta coletiva, com o tema anteriormente citado, que foi divulgada pelos alunos nas demais escolas do município e no jornal local LD & CIA. A pesquisa foi aplicada no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção, foram produzidos textos que se tornaram objeto de análise para verificar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos. A partir dos resultados, observamos maior conscientização dos discentes sobre o modo de se comportar em discussões, mudança na maneira de como interagir entre si e com a professora, uso de argumentos mais persuasivos e pautados em dados e pesquisas, ou seja, uso dos tipos de argumentos. |
Abstract: | The present research aims to propose activities that develop students argumentative capacity enabling them to the conscious use of the types of the arguments. It was made on the basis of data obtained fromthe activities in a class of eighth grade of elementary school, E.E. Adalgisa de Paula Duke, in Lima Duarte, MG. We seek support in the following sources: Breton (1999), Fiorin (2006), Marcuschi(2008), Bakhtin (2000) (theory of genres); Lévy (1996), (technology education), Book view of the Portuguese Language Olympics(2014) and the National Curricular Parameters (1998). As methodology we employ action research. The project was made from a sequence of activities of an interdisciplinary nature, which included work king with math and Science, and had as its theme "ban on sweets in school", chosen by the students themselves. The strategies of work focused on the protagonism of the student, because the decisions were taken from your participation – which is an argumentative strategy. Facebook, from the constitution of a closed group where students interacted with the teacher, was used so that the students could argue on the subject in a more free and so they learn to express themselves in public place – social network. The project culminated in the drafting of a collective open letter, with the abovementioned theme that was disclosed for students in other schools in the municipality, at the local newspaper LD&CLA. The survey was implemented in the first half of 2017. During the procedure, were produced texts that became object of analysis to check the development of the students reasoning ability. From the results, we see greater awareness of students onhow to behave in discussions, change in the way they interact with each other and with the teacher, using arguments more persuasive and based on data and research, orthat is, use of types of the arguments. |
Palavras-chave: | Argumentação Gênero textual Interação Protagonismo Argumentation Textual Genre Interaction Protagonism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7014 |
Data do documento: | 13-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.