Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7003
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ritadecassiareis.pdf3.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Cursos de licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental
Author: Reis, Rita de Cássia
First Advisor: Mortimer, Eduardo Fleury
Referee Member: Maldaner, Otavio Aloisio
Referee Member: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Referee Member: Silva, Nilma Soares da
Referee Member: Lopes, Jose Guilherme da Silva
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre o conhecimento químico e a formação acadêmico-profissional do professor de ciências das séries finais do ensino fundamental. Nosso objetivo foi analisar como o conhecimento químico é abordado durante a formação do professor de ciências e caracterizar as visões dos licenciandos sobre o conhecimento químico e o ensino fundamental de ciências. Consideramos que a disciplina escolar de Ciências da Natureza no ensino fundamental lida com conhecimentos das áreas de Química, Física, Biologia, Astronomia e Geologia. Essa disciplina possui como característica principal a interdisciplinaridade e a integração dos saberes (ideias estruturadoras), de cada área para o desenvolvimento do pensamento científico e para a compreensão dos fenômenos da natureza. Para obtermos nossos dados, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos, que envolvem aspectos qualitativos e quantitativos. Inicialmente, descrevemos o desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Analisamos as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas de química daquelas que as disponibilizam nos sites institucionais. Posteriormente, selecionamos uma licenciatura em Ciências da Natureza para investigar como os licenciados consideram: seu processo formativo, suas perspectivas para a docência, suas visões sobre o ensino fundamental de ciências e suas visões sobre o conhecimento químico que é, ou pode ser, difundido no ensino de ciências e em sua graduação. Para o levantamento de dados, aplicamos um questionário aos licenciandos que cursavam as disciplinas de estágio supervisionado ou disciplinas que envolviam práticas escolares. Entrevistamos os licenciandos que estavam se formando, os coordenadores (do período noturno e do período diurno) e alguns professores de química que lecionavam na licenciatura investigada. A análise das matrizes curriculares e ementas nos permitiu concluir que, de modo geral, os cursos de licenciatura em Ciências da Natureza apresentam momentos significativos de discussão sobre o conhecimento químico necessário para atuar no ensino de ciências. Observamos que, em geral, universidades com institutos de química, física e biologia bem estabelecidos não se interessam em oferecer esses cursos, pois isso exige um esforço de integração entre o corpo docente. Isso foi reafirmado pelas respostas dos professores de química, dos coordenadores e dos licenciandos entrevistados. Foi destacado também a importância de se criar espaços institucionais (Núcleo Docente Estruturante, Fórum de curso etc.) e estruturais (sala de café, refeitórios, distribuição dos gabinetes etc.), nos quais os professores formadores de todas as áreas do curso entrem em contato. Para estes, o papel da química no ensino fundamental está relacionado à investigação crítica dos fenômenos e objetos presentes no cotidiano dos estudantes da educação básica e tem como objetivo, despertar o entendimento de como ocorrem os processos ao seu redor e como o avanço científico e tecnológico influencia nas escolhas e no modo de vida dos estudantes. Além disso, os formandos destacaram que ter acesso ao conhecimento químico, aos de outras áreas e a um novo olhar sobre as formas de ensinar, durante a formação, é fundamental para abordar os conteúdos no ensino fundamental de maneira integrada, sem priorizar uma das áreas.
Abstract: This paper presents the results of a research that investigated the relation between chemical knowledge and the academic and professional training of science teachers in the last grades of elementary school. Our goal was to analyze how chemical knowledge is approached during the training of a science teacher and characterize the points of view of the graduates about chemical knowledge and elementary teaching of science. We consider that the subject of science in elementary school integrates the knowledge from fields like chemistry, physics, biology, astronomy and geology. The main characteristic of this subject is the interdisciplinarity and the integration of knowledge (organized ideas) from each of the areas to develop a critical view and to understand natural phenomena. To obtain our data, we used different methodological procedures that involved either qualitative and quantitative aspects. Initially, we described the evolution of the Licentiate degrees in natural science in Brazil. We analyzed the curriculum and syllabus of the subjects of chemistry from the ones which were avaliable on institutional websites. Thereafter, we selected a Licentiate degree in Natural Science to investigate the opinion of the graduates about: their training process, their perspectives in teaching, their points of view about science in elementary school and chemical knowledge, which is – or can be - disseminated in science teaching and science degrees. To gather data, we applied a questionnaire to undergraduates who took part in subjects related to supervised internship or subjects that involved school training. We interviewed the undergraduates, the coordinators (from both nightly and daytime courses) and some chemistry professors who had taught in the studied Licentiate degree. The analysis of the curriculum and syllabus permited us to conclude that, generally, the Licentiate degrees in Natural Science have meaningful discussions about the chemical knowledge that is needed to teach science. We observed that, in general, universities where there are well-stablished chemistry, physics and biology intstitutes are not interested in offering those courses because it takes an effort to integrate the teaching staffs of the courses. This behavior was actually reinforced by the interviewed professors, coordinators and undergraduates. The importance of creating institutional and structured spaces was also featured because it could permit professors of all areas to socialize. For those, the role of chemistry in elementary school is related to the critical investigation of phenomena and objects that are part of the routine of the students from the basic education; and the main goal is to arouse the understanding of how those processes occur around us and also how scientific and technological advances influence in the choices and in the way of life of the students. Besides, the graduating students featured that having access to chemical knowledge, knowledge from other areas and a new point of view on how we teach during our graduation period is essential for approaching the topics and contents in elementary school in an integrated way without prioritizing only one of the areas.
Keywords: Ensino fundamental
Conhecimento químico
Formação acadêmico-profissional de professores
Elementary school
Chemical knowledge
Academic and professional training of teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Institution Initials: UFMG
Department: -
Program: -
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7003
Issue Date: 5-Feb-2016
Appears in Collections:PROQUALI - Teses



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.