https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6906
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
priscilasoareslima.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento de projetos em uma escola de educação (em tempo) integral da rede pública de Manaus - Amazonas |
Autor(es): | Lima, Priscila Soares |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Membro da banca: | Sant´Anna, Priscila Fernandes |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd /UFJF). O caso de gestão analisado tem por objetivo compreender as dificuldades de implementação de projetos interdisciplinares na escola estudada, uma escola de tempo integral, considerando o momento de efetivação da Proposta Pedagógica de Tempo Integral do Amazonas, em 2011. Destacou-se, neste estudo, o histórico nacional da educação brasileira que corroborou com as mudanças educacionais, além da formalização da educação integral e da criação de documentos normativos que tratam da educação integral. Para discorrermos sobre o tema, apresentamos um histórico sobre a Educação Integral no Estado do Amazonas e o seu currículo, além de discutirmos o caso específico da escola de tempo integral pesquisada, que vem desenvolvendo projetos e atividades diversificadas desde sua adaptação ao tempo integral. O referencial teórico proposto foi desenvolvido a partir de dois eixos principais: (i) experiências de sucesso com a educação integral e (ii) reflexões sobre a pedagogia de projetos na educação integral. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa, pautando-se em um estudo de caso. Utiliza as técnicas de entrevistas semiestruturada e aberta, além da observação participante, por meio de um roteiro de observação de dois projetos desenvolvidos no segundo semestre de 2017: o III Dia da Família na Escola e a Jornada Literária. Os dados coletados foram analisados com base nos eixos teóricos utilizados formando duas frentes de análises, a saber: a concepção de Educação Integral em função do tempo e espaço e a concepção de Educação Integral a partir de projetos. Os dados evidenciam que os sujeitos concebem o espaço físico como local de “depósito de menino” e o tempo ideal como sendo o de turno e contraturno. Possuem, ainda, a percepção de que educação integral só pode ser realizada em espaço físico específico. De forma complementar, foi possível perceber que o desenvolvimento dos projetos na escola tende a ser personalizado e relacionado à figura do docente responsável, o que acabou gerando muitos conflitos instituição de ensino, bem como descontinuação de projetos. Ressalta-se, também, que os projetos são vistos como um problema, pois são extracurriculares, atrapalhando o andamento do currículo escolar, segundo o entendimento de alguns docentes. Assim, conclui-se que o problema no desenvolvimento de projetos nessa escola de tempo integral não é a implementação destes, mas, sim, a concepção de educação integral e a concepção de projetos da equipe docente e gestora, o que pode levar a descontinuidade dos projetos ainda existentes na escola. Com base nessas informações, propôs-se um Plano de Ação Educacional centrado nas discussões destas concepções e que sirva como um instrumento de apoio pedagógico para a equipe gestora da escola, a fim de que possam alcançar os objetivos propostos no programa estadual de educação em tempo integral do Amazonas, proporcionando, assim, uma mudança educacional na unidade de ensino estudada. |
Abstract: | This dissertation is being developed on the Professional Master in Management and Assessment of Education approach (PPGP) of the Public Policies Center and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case analyzed aims to understand the difficulties of implementing interdisciplinary projects in the school studied, a full-time school, as of the completion of the Pedagogical Proposal of Integral Time of Amazonas in 2011. It was highlighted in this study the national history level of Brazilian education that corroborated with the educational changes, besides the formalization of integral education and the creation of normative documents that treat with integral education. For the treatment of this theme, this dissertation presents a historic of Integral Education of Amazonas State and its curriculum and the specific case of the full-time school researched that has been developing diversified projects and activities since its adaptation to full time. The proposed theoretical reference is developed from two main axes: (i) successful experiences with integral education and (ii) reflections on the pedagogy of projects in integral education. The methodology used has a qualitative approach from a case study, using the techniques of semi-structured and open interviews, in addition to the participant observation, through a roadmap of observation of two projects developed in the second semester of 2017, the III Family Day at School and the Literary Journey. The collected data were analyzed based on the theoretical axes used, forming two fronts of analysis: the conception of Integral Education in function of time and space and the conception of Integral Education from projects. The data showed us that the subjects: conceive the physical space as a place of "boy deposit" and the ideal time as the shift and after shift; they also have the perception that integral education can only be carried out in a specific physical space, that is, in Ceti; the projects are customized which has led to many conflicts in the school, as well as discontinuation of projects; projects are seen as a problem because they are extracurricular, disrupting the school curriculum. So, it is concluded that the problem in the development of projects in this full-time school is not the implementation of these, but rather the conception of integral education and of divergent projects from that accepted by the theoreticians, which may lead to the discontinuation of the projects already existing at school. The conclusion is that the problem in the implementation of projects, as well as the tendency of the projects of the school to discontinue, is not centered in its implementation in itself, but in the conception of integral education and in the conception of projects that the subjects of reality have. Thus, it is proposed an Educational Action Plan focused on the discussions of these conceptions and that serves as an instrument of pedagogical support for the management team of the school, so that they can achieve the objectives proposed in the state program of full-time education in the Amazonas, therefore providing an educational change at the unit of education studied. |
Palavras-chave: | Pedagogia de projetos Educação integral Escola pública Project pedagogy Full-time education Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6906 |
Data do documento: | 17-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.