Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6858
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliademenezessalgadodaluz.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Análise do abandono escolar no ensino médio: a realidade de uma escola estadual de Manaus/AM
Autor(es): Luz, Eliã de Menezes Salgado da
Primeiro Orientador: Nicolella, Alexandre Chibebe
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Gremaud, Amaury Patrick
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o abandono escolar no ensino médio em uma escola estadual de Manaus/AM. Nesse sentido, o estudo nos remeteu à questão: Quais medidas podem ser implementadas pela gestão da escola para reduzir o problema dos altos índices de abandono escolar? O objetivo geral definido para este estudo de caso consistiu em: identificar e propor ações para as principais causas do abandono escolar na escola em estudo. Os objetivos específicos definidos foram: i) descrever as características físicas e pedagógicas da escola em estudo, levando em consideração informações qualitativas e quantitativas sobre o abandono escolar, por séries e turno; ii) analisar as evidências e as possíveis causas do abandono escolar no contexto socioeconômico da escola e da comunidade escolar; e iii) propor ações para atendimento dos alunos infrequentes e/ou que já abandonaram a escola e retornaram, para que possam permanecer até o fim dos seus estudos. A pesquisa e a discussão teórica sobre o abandono escolar foram fundamentadas nas obras de: Batista (2009), Castelar (2012), Borja e Martins (2014), Oliveira (2015), Soares (2015), Lück (2009, 2012 e 2013) e Paro (2016). A dissertação está estruturada em três capítulos. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. Para isto, utilizamos instrumentos de pesquisa de campo, aplicação de um questionário para dezoito alunos, e entrevistas semiestruturadas, das quais participaram o gestor, a pedagoga e quatro professores. No primeiro capítulo, descrevemos o abandono escolar no Brasil, no Amazonas, na Coordenadoria de Distrital de Educação 03 e na escola em estudo. No segundo capítulo, desenvolvemos o estudo teórico sobre o abandono escolar, a coleta de informações e a apresentação dos dados da pesquisa de campo. No capítulo 3, apresentamos a análise dos dados coletados, e desenvolvemos um plano de ação educacional com intuito de proporcionar subsídios à gestão escolar no enfrentamento da problemática do abandono escolar.
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation, Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied discussed school dropout in high school in a state school in Manaus/AM. In this sense, the study referred to the question: What measures can be implemented by school management to reduce the problem of high dropout rates? The general objective defined for this case study was to identify and propose actions for the main causes of school dropout in the school under study. The specific objectives defined were: i) to describe the physical and pedagogical characteristics of the school under study, taking into account qualitative and quantitative information about dropout, by grade and shift; ii) analyze the evidence and possible causes of school dropout in the socioeconomic context of the school and the school community; and iii) propose actions to attend the infrequent students and / or who have already dropped out of school and returned, so that they can remain until the end of their studies. The research and the theoretical discussion about school abandonment were based on the works of Batista (2009), Castelar (2012), Borja e Martins (2014), Oliveira (2015), Soares (2015), Lück (2009, 2012 e 2013) and Paro (2016). The dissertation is structured in three chapters. The methodology adopted consisted of a qualitative research, through a case study. For this, we used field research tools, a questionnaire for eighteen students, and semi-structured interviews, with the participation of the manager, the pedagogue and four teachers. In the first chapter, we describe the dropping out of school in Brazil, in Amazonas, in the District Office of Education 03 and in the school under study. In the second chapter, we developed the theoretical study on school drop-out, the collection of information and the presentation of field research data. In chapter 3, we present the analysis of the collected data, and we developed an educational action plan with the purpose of providing subsidies to the school management in facing the problem of school dropout.
Palavras-chave: Abandono escolar
Ensino médio
Gestão escolar
School abandonment
High school
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6858
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.