Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6852
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucimardesousamartins.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Estudo da efetiva participação do colegiado escolar em uma escola estadual de Três Pontas/MG
Author: Martins, Lucimar de Sousa
First Advisor: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Referee Member: Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a participação dos membros do Colegiado Escolar e os desdobramentos desta cooperação na Escola Estadual Padre Victor, localizada na região sul do estado de Minas Gerais. A pesquisa objetiva averiguar o comportamento dos membros do conselho durante as reuniões e verificar o porquê da modesta atuação destes em relação aos temas que são discutidos e analisados para que uma solução exequível para tal problema possa ser sugerida à escola e colocada em prática, no intuito de auxiliar a equipe gestora a coordenar as ações que envolvem a unidade de ensino aqui estudada. Esta pesquisa se deve justamente ao fato de que as características citadas acima, inerentes a um conselho, não são, de fato, encontradas na Escola Estadual Padre Victor, por ora analisada. No primeiro capítulo há uma relação entre estes conselhos e as escolas públicas, sendo que o foco está na atuação do Colegiado da escola aqui estudada. Posteriormente, no segundo capítulo, apresenta-se o percurso metodológico utilizado e a escolha da pesquisa qualitativa. No intento de ouvir opiniões dos membros do colegiado da referida escola, foi desenvolvido um questionário e realizada uma entrevista com a coordenadora dos colegiados da Superintendência Regional de Ensino. Foram utilizados como métodos de pesquisa o levantamento bibliográfico e o diário de campo. Por fim, está a proposta de intervenção que objetiva auxiliar na resolução do problema aqui estudado.
Abstract: This thesis has the goal of analyse the “Colegiado Escolar” membership participation and the following results of this cooperation at the “Escola Estadual Padre Victor”, located on the south of Minas Gerais. The research wants to check how is the behavior of the members during the meetings and find out the reason of the poor participation of all them on the themes discussed, trying to figure out a possible solution for the schools to solve this problem, helping the management crew to coordinate the actions at the school here studied. This research was done because this model was not found at the “Escola Estadual Padre Victor”, studied by now. To make the comprehension easier, it takes the explanation of the goals of the research: describe the participation of the “colegiado” of the school, analyze the participations of its members helping on the decision taking and, then, propose a better solution in way to help the actuation of the schoolar atuation. At the first chapter is developed a relationship between those councils and the public schools, focusing on the school here discussed. Then, at the second chapter, is discussed the methodological way used and the choice of the qualitative research like a study of the shown problem. In order to know the opinions of the members of the “colegiado” of the mentioned school, a quiz was developed and an interview was made with the “colegiado” coordinator, of the “Superintendência Regional de Ensino”. The methods of research used was a bibliographic survey and a daily note. At the closuring, is proposed an intervention, in order to help to solve the studied problem.
Keywords: Colegiado
Participação
Gestores
Colegiado
Participation
Principals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6852
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.