Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6846
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luciaelisagalvaodeoliveiraalves.pdf772.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O uso da biblioteca escolar na educação de jovens e adultos: um desafio na modalidade CESEC
Autor(es): Alves, Lúcia Elisa Galvão de Oliveira
Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Rebuá, Carlos Eduardo Zaleski
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado pretende responder a seguinte questão: de que forma a gestão do CESEC X pode incentivar o uso do acervo literário da biblioteca escolar? O objetivo deste estudo é investigar a utilização do acervo literário da biblioteca pelos alunos e apresentar uma proposta de incentivo à utilização do acervo literário da biblioteca escolar, uma vez que a busca por livros é muita pequena. Assumi como hipóteses para a baixa procura por literatura o fato de que os alunos do CESEC X buscam a escola para concluírem a Educação Básica de forma rápida; a falta de tempo para se dedicarem aos estudos; além da falta de projetos que incentivem a leitura. Para tanto, utilizei como metodologia a pesquisa de caráter exploratório, baseada nos conceitos de autores como Campello (2005), Cosson (2009), Soares (2004) e Souza (2009). Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados os documentos e registros da biblioteca, entrevistas com as professoras e com as especialistas, assim como questionários direcionados aos professores orientadores de aprendizagem. Por fim, após análise das entrevistas, na tentativa de oferecer mais qualidade ao ensino oferecido aos alunos, por meio do acervo da biblioteca escolar, o presente estudo apresenta uma proposta de incentivo à utilização do referido acervo.
Resumen : The following research was developed in the range of the Professional Master degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center of Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The case in study has the objective of answering the question: How can CESEC management increase the literary reading at the school library? The research objective is to investigate the library‟s literary books use by its students. Besides that, the study aims to present a proposal to increase the library‟s literary books use by those students, since the demand for literature is small. We take as a hypothesis: i) the CESEC‟s students have the goal to finish basic education in a fast way; ii) these student have a lack of time to dedicate for study purpose; iii) there are no literary projects inside the school. As methodology, it was used the exploratory research, based on many authors concepts. As research instruments, there were used documents, library registers, interviews with teachers and specialists, and forms, answered by professors and school advisors. To finish, after the interview analysis, this dissertation presents a proposal that aims to increase the library‟s literary books use.
Palabras clave : Biblioteca escolar
EJA
Incentivo à leitura literária
School library
EJA
Literary reading encouragement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6846
Fecha de publicación : 21-dic-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.