https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6823
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anapaulagoncalvesdoro.pdf | 892.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor |
Autor(es): | Doro, Ana Paula Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Virgílio Cezar da Silva e |
Co-orientador: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Membro da banca: | Ésther, Ângelo Brigato |
Membro da banca: | Abreu, Júlio Cesar Andrade de |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender as práticas, lacunas e possibilidades dos bacharelados em administração no que se refere à capacitação de gestores para o terceiro setor. Tratase de uma pesquisa qualitativa, cujo método de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados, em um primeiro momento, oito gestores de ONGs da cidade de Juiz de Fora, MG, com o objetivo de compreender as especificidades gerenciais dessas organizações. A seguir, foram realizadas dez entrevistas com coordenadores de cursos de graduação em administração e com oito docentes indicados por eles, no mesmo município. Práticas, lacunas e possibilidades desses bacharelados foram identificadas e constatou-se que atividades intra e extraclasse são insuficientes e assistemáticas. Lacunas e possibilidades descritas podem favorecer ações de instituições de ensino em prol de uma formação mais abrangente e plural dos profissionais da administração. |
Abstract: | This work sought to understand the practices, gaps and possibilities of the baccalaureate in administration regarding the training of managers for the third sector. This is a qualitative research, whose method of gathering evidence was the semi-structured interview. Initially, eight NGO managers from the city of Juiz de Fora, MG were interviewed, in order to understand the management specificities of these organizations. Next, ten interviews were conducted with coordinators of undergraduate courses in administration and with eight teachers nominated by them, in the same municipality. Practices, gaps and possibilities of these baccalaureates were identified and it was found that intra and extraclass activities are insufficient and unsystematic. Gaps and possibilities described may favor actions of educational institutions in favor of a more comprehensive and plural formation of the professionals of the administration. |
Palavras-chave: | Ensino em administração Gestão do terceiro setor Gestão de ONGs Teaching in administration Third sector management NGO management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6823 |
Data do documento: | 21-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.