Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6823
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anapaulagoncalvesdoro.pdf892.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Práticas, lacunas e possibilidades dos cursos de graduação em administração na capacitação de profissionais para o terceiro setor
Author: Doro, Ana Paula Gonçalves
First Advisor: Oliveira, Virgílio Cezar da Silva e
Co-Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Ésther, Ângelo Brigato
Referee Member: Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Resumo: Este trabalho buscou compreender as práticas, lacunas e possibilidades dos bacharelados em administração no que se refere à capacitação de gestores para o terceiro setor. Tratase de uma pesquisa qualitativa, cujo método de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados, em um primeiro momento, oito gestores de ONGs da cidade de Juiz de Fora, MG, com o objetivo de compreender as especificidades gerenciais dessas organizações. A seguir, foram realizadas dez entrevistas com coordenadores de cursos de graduação em administração e com oito docentes indicados por eles, no mesmo município. Práticas, lacunas e possibilidades desses bacharelados foram identificadas e constatou-se que atividades intra e extraclasse são insuficientes e assistemáticas. Lacunas e possibilidades descritas podem favorecer ações de instituições de ensino em prol de uma formação mais abrangente e plural dos profissionais da administração.
Abstract: This work sought to understand the practices, gaps and possibilities of the baccalaureate in administration regarding the training of managers for the third sector. This is a qualitative research, whose method of gathering evidence was the semi-structured interview. Initially, eight NGO managers from the city of Juiz de Fora, MG were interviewed, in order to understand the management specificities of these organizations. Next, ten interviews were conducted with coordinators of undergraduate courses in administration and with eight teachers nominated by them, in the same municipality. Practices, gaps and possibilities of these baccalaureates were identified and it was found that intra and extraclass activities are insufficient and unsystematic. Gaps and possibilities described may favor actions of educational institutions in favor of a more comprehensive and plural formation of the professionals of the administration.
Keywords: Ensino em administração
Gestão do terceiro setor
Gestão de ONGs
Teaching in administration
Third sector management
NGO management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6823
Issue Date: 21-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.