https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/681
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariadasoledadevieirarios.pdf | 846.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O projeto de intervenção pedagógica de língua portuguesa nas escolas municipais de Belo Horizonte: análise da trajetória dos alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental no período de 2010 a 2012 |
Autor(es): | Rios, Maria da Soledade Vieira |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Clécio da Silva |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Vieira, Marcel de Toledo |
Resumo: | Esta dissertação analisa as contribuições do Projeto de Intervenção Pedagógica de Língua Portuguesa (PIP), ofertado para os alunos do 3º ano de Ensino Fundamental que apresentam defasagem na aprendizagem das habilidades de leitura e escrita. O PIP foi implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em 2009, para atender os estudantes com defasagem na aprendizagem em Língua Portuguesa ampliando, posteriormente, para Matemática. Atualmente o PIP é ofertado por todas as escolas da RME/BH e suas diretrizes preveem, além de outras ações, a formação dos professores que atuam nesse projeto. Para analisarmos as contribuições do PIP no desenvolvimento das habilidades linguísticas, utilizamos os dados do Avalia BH dessa disciplina, acompanhando os resultados da proficiência desses alunos nos anos de 2010, 2011 e 2012, ou seja, no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A partir da abordagem qualitativa, este estudo foi desenvolvido por meio da análise da documentação produzida pela Secretaria Municipal de Educação no contexto de implementação do PIP. Adotamos como referencial para a análise da trajetória do PIP a “abordagem do ciclo de políticas” defendido por Mainardes (2006) à luz da abordagem formulada por Stephen Ball e colaboradores. A pesquisa mostrou-nos que, ao compararmos os resultados do Avalia BH de Língua Portuguesa dos alunos que frequentaram o PIP e participaram dessa avaliação nos anos de 2010 a 2012, com os resultados dos alunos que não participaram do PIP, a proficiência dos dois grupos tende a cair na medida em que esses alunos vão avançando na etapa de escolarização. Além disso, durante o processo de análise do projeto observamos várias lacunas que de certa forma interferem na eficácia do projeto e que precisam ser melhoradas. Diante dessas constatações, elaboramos um plano de ação com algumas indicações que podem contribuir com a melhoria do Projeto de Intervenção Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. |
Abstract: | This paper analyzes the contributions of the Project of Pedagogical Intervention Portuguese Language (PIP), offered to the students of the 3rd year of elementary school who have lag in learning the abilities of reading and writing. The IPP is implemented by the Municipal Secretariat of Education Belo Horizonte in 2009, to meet with students lag in learning Portuguese expanding later to Mathematics. PIP is currently offered by all schools of RME / BH and its guidelines provide for, among other actions, the training of teachers who work in this project. To analyze the contributions of PIP in the development of language abilities, we use data from BH Evaluates this discipline, monitoring the results of the proficiency of these students in the years 2010, 2011 and 2012, ie in the 3rd, 4th and 5th year of elementary school. The qualitative approach, this study was developed through analysis of documents produced by the Municipal Secretariat of Education in the context of implementation of the PIP. We adopted for the analysis of the trajectory of the PIP "of the policy cycle approach" defended by Mainardes (2006) in the light of the approach formulated by Stephen Ball and colleagues. Research has shown us that when comparing the results of BH Evaluates Portuguese Language students who attended and participated in this PIP evaluation in the years from 2010 to 2012, with the results of students who did not participate in the PIP, the proficiency of the two groups tends to decline as these students advance in the schooling stage. Moreover, during the process of analysis of the project noted several gaps that somehow interfere in efficacy of the project and need to be improved. Given these findings, we developed an action plan with some indications that can contribute to improving the Project of Pedagogical Intervention Municipal Education Network of Belo Horizonte. |
Palavras-chave: | Projeto de Intervenção Pedagógica Teorias de Implementação Avaliação da Aprendizagem Project of Pedagogical Intervention Theories of Implementation Evaluation of the learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/681 |
Data do documento: | 24-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.