Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6710
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandragrutzmacher.pdf817.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) nos momentos de transformação de sua institucionalidade: de Escola Técnica Federal a Centro Federal, e de Centro Federal a Instituto Federal
Autor(es): Grützmacher, Sandra
Primeiro Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Membro da banca: Silva, Edleuza Ferreira da
Membro da banca: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar se ocorreu gestão democrática nos momentos específicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR): de Escola Técnica Federal de Roraima para Centro Federal de Educação Tecnológica; e de Centro Federal de Educação Tecnológica para Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia de Roraima. Este estudo aborda as importantes etapas de transformação de uma instituição. Para que o objetivo do trabalho se cumpra, adotamos conceitos como o defendido por Vitor Henrique Paro, para quem, em sentido amplo, a democracia é um valor universal. Nesta pesquisa, foram elencados os mecanismos de gestão adotados pela Instituição, na qual se analisou se os referidos mecanismos possibilitaram uma gestão democrática. Outro objetivo foi analisar a efetividade dos instrumentos de gestão utilizados, e se estes garantiram uma participação efetiva na tomada de decisão e na construção dos resultados. A análise dos dados foi baseada em uma conversa estruturada com os protagonistas que estavam na instituição nos momentos de transformação. Foi observado que as categorias analisadas apresentaram grande importância para a aproximação da gestão democrática.
Abstract: This paper analyses whether democratic management took place in specific moments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR): from Federal Technical School of Roraima to Federal Center of Technological Education; and from Federal Center of Technological Education to Federal Institute of Education, Science and Technology. This study approaches the important transformation stages of the institution. In order to achieve the aims of the work, I adopted concepts claimed by Vitor Henrique Paro, to whom democracy is a universal value. In this research, the management mechanisms adopted by the Institution were listed, and I analysed whether those mechanisms made the democratic management possible. Another objective was to analyse the effectivity of the management tools used, and if those tools guaranteed participation in decision making and in result achievement. The data analysis was based on a structured talk with the protagonists who were in the institution at the moments of change. The results demonstrated that the categories analysed were greatly important to approach democratic management.
Palavras-chave: Políticas públicas
Gestão democrática
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia de Roraima
Public policies
Democratic management
Federal Institute of Education
Science and Technology of Roraima
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6710
Data do documento: 29-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.