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Clase: Dissertação
Título : Infância e relações étnico-raciais: experiências com crianças da educação infantil de uma escola pública do município de Juiz de Fora, MG
Autor(es): Augusto, Aline de Assis
Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Batista, Rita de Cássia Souza Felix
Resumo: O trabalho ora apresentado é fruto de uma investigação sobre o modo como as relações étnico-raciais se dão entre crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de tempo integral do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação sobre a questão étnico-racial se deu a partir da escuta das falas das crianças, em observação participante de sua rotina, tendo como pressupostos teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e a Antropologia da Criança. O imaginário busca compreender a relação entre indivíduo e sociedade, natureza e cultura, sendo, pois, um sistema dinâmico e organizador das imagens e símbolos. A antropologia da criança permite compreender as culturas infantis, bem como as concepções de infância. Para discutir a questão étnico-racial, vale destacar que o negro, por conta do processo histórico da escravização e da estrutura desigual da sociedade brasileira, por muito tempo não foi considerado sujeito e suas contribuições culturais não puderam aparecer nos debates acerca da identidade e dos saberes da sociedade brasileira e isso se reflete na escola de educação infantil em forma de preconceito e discriminação. Foi observado que é necessária a construção de uma educação das relações étnico-raciais, visto que a relação entre as crianças gera conflito e violência.
Resumen : El trabajo aquí presentado es fruto de una investigación sobre el modo como las relaciones étnico-raciales se dan entre niños de la educación infantil. Dicha investigación se realizó en una escuela pública de tiempo integral de la ciudad de Juiz de Fora, Minas Gerais y se dio a partir de la escucha del habla de los niños, en observación participante de su rutina, teniendo como soportes teóricos la Antropología del Imaginario, de Gilbert Durand, y la Antropología del Niño. El imaginario busca comprender la relación entre individuo y sociedad, naturaleza y cultura, siendo, pues, un sistema dinámico y organizador de las imágenes y símbolos. La antropología del niño permite comprender las culturas infantiles, así como las concepciones de infancia. Para discutir la cuestión étnico-racial, vale destacar que el negro, a raíz del proceso histórico de la esclavización y de la estructura desigual de la sociedad brasileña, por mucho tiempo no fue considerado sujeto y sus contribuciones culturales no pudieron aparecer en los debates acerca de la identidad y de los saberes de la sociedad brasileña, lo que está reflejado en la escuela de educación infantil, bajo la forma de prejuicio y discriminación. Se observó que es necesaria la construcción de una educación de las relaciones étnico-raciales, haya visto que la relación entre los niños genera conflicto y violencia.
Palabras clave : Relações étnico-raciais
Infância
Educação infantil
Relaciones étnico-raciales
Infancia
Educación infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6683
Fecha de publicación : 29-sep-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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