https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6683
File | Description | Size | Format | |
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alinedeassisaugusto.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Julvan Moreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0381026342612680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0224301047354520 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Batista, Rita de Cássia Souza Felix | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6590561369456650 | pt_BR |
dc.creator | Augusto, Aline de Assis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.com.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-19T13:03:25Z | - |
dc.date.available | 2018-04-19 | - |
dc.date.available | 2018-04-19T13:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6683 | - |
dc.description.abstract | El trabajo aquí presentado es fruto de una investigación sobre el modo como las relaciones étnico-raciales se dan entre niños de la educación infantil. Dicha investigación se realizó en una escuela pública de tiempo integral de la ciudad de Juiz de Fora, Minas Gerais y se dio a partir de la escucha del habla de los niños, en observación participante de su rutina, teniendo como soportes teóricos la Antropología del Imaginario, de Gilbert Durand, y la Antropología del Niño. El imaginario busca comprender la relación entre individuo y sociedad, naturaleza y cultura, siendo, pues, un sistema dinámico y organizador de las imágenes y símbolos. La antropología del niño permite comprender las culturas infantiles, así como las concepciones de infancia. Para discutir la cuestión étnico-racial, vale destacar que el negro, a raíz del proceso histórico de la esclavización y de la estructura desigual de la sociedad brasileña, por mucho tiempo no fue considerado sujeto y sus contribuciones culturales no pudieron aparecer en los debates acerca de la identidad y de los saberes de la sociedad brasileña, lo que está reflejado en la escuela de educación infantil, bajo la forma de prejuicio y discriminación. Se observó que es necesaria la construcción de una educación de las relaciones étnico-raciales, haya visto que la relación entre los niños genera conflicto y violencia. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho ora apresentado é fruto de uma investigação sobre o modo como as relações étnico-raciais se dão entre crianças da educação infantil. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de tempo integral do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação sobre a questão étnico-racial se deu a partir da escuta das falas das crianças, em observação participante de sua rotina, tendo como pressupostos teóricos a Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand, e a Antropologia da Criança. O imaginário busca compreender a relação entre indivíduo e sociedade, natureza e cultura, sendo, pois, um sistema dinâmico e organizador das imagens e símbolos. A antropologia da criança permite compreender as culturas infantis, bem como as concepções de infância. Para discutir a questão étnico-racial, vale destacar que o negro, por conta do processo histórico da escravização e da estrutura desigual da sociedade brasileira, por muito tempo não foi considerado sujeito e suas contribuições culturais não puderam aparecer nos debates acerca da identidade e dos saberes da sociedade brasileira e isso se reflete na escola de educação infantil em forma de preconceito e discriminação. Foi observado que é necessária a construção de uma educação das relações étnico-raciais, visto que a relação entre as crianças gera conflito e violência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relaciones étnico-raciales | pt_BR |
dc.subject | Infancia | pt_BR |
dc.subject | Educación infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Infância e relações étnico-raciais: experiências com crianças da educação infantil de uma escola pública do município de Juiz de Fora, MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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