Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6644
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
michelepereirarodrigues.pdf1.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O cronismo de Luiz Ruffato no El País: narrativas de resistência e engajamento
Autor(es): Rodrigues, Michele Pereira
Orientador: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Miembros Examinadores: Musse, Christina Ferraz
Miembros Examinadores: Góes, Frederico Augusto Liberalli de
Resumo: A crônica, gênero que transita entre os campos da literatura e do jornalismo, pode ser reconhecida pelo seu potencial argumentativo e por sua capacidade de seduzir e envolver o leitor para atingir as intencionalidades do autor ou do veículo para o qual ele escreve. Um dos reflexos de sua versatilidade textual é capacidade desse gênero discursivo em captar vestígios sociais que escapam ao noticiário. Assim, a crônica é considerada um rico indicador cultural e social de um tempo e de um espaço, seja quando se observa o contexto de sua produção ou quando se analisam as questões manifestas no texto. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as características do cronismo de Luiz Ruffato no jornal El País. O universo analisado é composto por 200 crônicas publicadas no período entre 26/11/2013 e 30/09/2017. Esses textos foram catalogados em quatro grupos temáticos para posterior análise das que tratam de política, por se tratar da categoria que abarca o maior volume de textos no período citado. Com base na metodologia de análise crítica da narrativa, de Luiz Gonzaga Motta (2013), foram analisadas qualitativamente 30 crônicas desse universo, com o objetivo de evidenciar as estratégias narrativas de Ruffato em seu projeto político de crítica e engajamento. Pudemos detectar a inclinação do autor para a produção de textos opinativos, estratégia que contribui para sua consolidação como intelectual.
Resumen : The chronicle, textual genre which transits through the fields of literature and journalism, can be recognized for its argumentative potential and for its ability to seduce and engage the reader in order to reach the author’s intentions or the communication channels that he writes to. One of the reflexes of its textual versatility is the capacity of this discursive genre to capture social vestiges that escape the news. Therefore, the chronicle is considered a rich cultural and social indicator of time and space, either when the context of its production is observed or when the issues manifested in the text are analyzed. The general objective of this research is to investigate the characteristics of Luiz Ruffato’s chronicle in the newspaper El País. The analyzed universe consists of 200 chronicles published in the period between 11/26/2013 and 9/30/2017. These texts were cataloged in four thematic groups for later analysis of those dealing with politics, once it is the category that encompasses the largest volume of texts in the mentioned period. Based on the methodology of critical analysis of the narrative, by Luiz Gonzaga Motta (2013), 30 chronicles of this universe were qualitatively analyzed, aiming to highlight Ruffato’s narrative strategies, in his political project of criticism and engagement. It could be detected the author’s choice for the production of opinion texts, a strategy that contributes to its consolidation as an intellectual.
Palabras clave : Crônica
Luiz Ruffato
Narrativa
Engajamento
El País
Chronicle
Luiz Ruffato
Narrative
Engagement
El País
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6644
Fecha de publicación : 27-feb-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.