Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6639
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardorodriguesdeassis.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Análise de discurso religioso: mecanismos acionados por líderes religiosos nas pregações em programas de televisão
Autor(es): Assis, Ricardo Rodrigues de
Primeiro Orientador: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Ribeiro, José Luiz
Membro da banca: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Resumo: Esta pesquisa se refere à investigação de um campo surgido na interface entre mídia e religião e tem por objetivos apontar os mecanismos discursivos acionados por algumas lideranças religiosas em suas pregações em programas abertos de televisão, além de compreender as possíveis similitudes e diferenças desses mecanismos. Esse contato entre campos simbólicos aparentemente distintos (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) permite a reconfiguração de ambas as esferas, a religiosa e a midiática (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considerando o sujeito em questão, fiel, inserido na concepção neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Assim, utilizou-se a Análise de Discurso de filiação Francesa, no que diz respeito, sobretudo, aos conceitos de formação discursiva, enunciado e cena enunciativa e formação de sentido (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) a fim de analisar os referidos discursos proferidos pelos líderes religiosos, quais sejam, Divaldo Pereira Franco, espírita; Valdemiro Santiago, neopentecostal; e Padre Marcelo Rossi, católico em seus programas, respectivamente, “Conversando com Divaldo”, “culto Dominical do Poder de Deus” e “Santa Missa com Padre Marcelo”. Considerou-se, também, os dizeres estruturantes não-verbais, como gestual, vocal e movimentação de câmera, no intuito de melhor compreender o discurso em seu contexto televisivo. Os levantamentos apontam para núcleos discursivos em comum, principalmente quando se observam as possibilidades midiáticas, e para certos desvios discursivos, ao se atentar para o caráter religioso inerente a cada programa em questão.
Abstract: This research refers to the investigation of a field arisen in the interface between media and religion and aims to point out the discursive mechanisms engaged by some religious leaders in their preaching in open television programs, besides understanding the possible similarities and differences of these mechanisms. This contact between seemingly distinct symbolic fields (FOUCAULT, 1979; BOURDIEU, 1989) has allowed the reconfiguration of both religious and media spheres, (ASSMANN, 1986, CUNHA, 2002, 2007), considering the subject in question, faithful, inserted in the neoliberal conception (DARDOT; LAVAL, 2016). Thus, we have used the Discourse Analysis from French affiliation, with respect, above all, to the concepts of discursive formation, enunciation and enunciative scene and formation of meaning (ORLANDI, 1987, 1996, 2005, 2009; MAINGUENEU, 2015) in order to analyze the mentioned discourses given by the religious leaders, namely, Divaldo Pereira Franco, Spiritist; Valdemiro Santiago, Neopentecostal; and Father Marcelo Rossi, Catholic in their programs, respectively, "Talking to Divaldo", " Power of God Sunday Service " and "Holy Mass with Father Marcelo". Nonverbal structuring words, such as gestural, vocal and camera movement, were also considered in order to better understand the discourse in its television context. The surveys have pointed to discursive nuclei in common, especially when one observes the media possibilities, and to certain discursive deviations, when paying attention to the religious character inherent to each program in question.
Palavras-chave: Religião
Midiatização
Televisão
Análise de Discurso
Religion
Midiatization
Television
Discourse Analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6639
Data do documento: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.