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Clase: Dissertação
Título : Ruptura e renovação no conto de fadas brasileiro: Emília, Clara Luz e leitor em parceria lúdica
Autor(es): Cunha, Eliete Aparecida de Paula
Orientador: Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
Miembros Examinadores: Schmitt, Maria Aparecida Nogueira
Miembros Examinadores: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Resumo: A presente pesquisa investiga as origens da literatura infantil e as transformações ocorridas ao longo de sua história, buscando demonstrar a ruptura no conto de fadas moderno, a partir do desvelamento das relações entre a inovação observada em A fada que tinha ideias (1971), de Fernanda Lopes de Almeida, e o contexto histórico-social em que se inclui essa narrativa. Com base nos pressupostos da estética da recepção e, em especial, da teoria do efeito formulada por Wolfgang Iser, efetiva-se uma leitura da obra, na qual este trabalho se concentra, com vistas a problematizar a relação entre o real, o fictício e o imaginário na construção do mundo das fadas. Direcionando seus estudos para a análise dos efeitos do texto literário no ato individual da leitura, Iser concebe o leitor como um sujeito capaz de revelar a esteticidade da obra, de interagir com o texto atribuindo-lhe sentido particular. Sob tal perspectiva, a relação do real com o fictício e o imaginário apresenta-se como uma propriedade basilar do texto ficcional, sendo o imaginário caracterizado pelas situações da vida prática (re)criadas pelo leitor em diálogo com o horizonte trazido pela ficção. Por fim, ao se estabelecer uma comparação entre a personagem Emília, de Monteiro Lobato, e Clara Luz, personagem de Fernanda Lopes de Almeida, consideradas fadas modernas, tornam-se manifestas as modificações havidas no conceito tradicional de conto de fadas, e os efeitos dessa mudança no leitor infantil contemporâneo.
Resumen : The present research investigates the origins of children’s literature and the changes occurred throughout its history, seeking to demonstrate a break in the modern fairy tale, from the unveiling of the relationships between the innovation observed in the book A fada que tinha ideias (1971), by Fernanda Lopes de Almeida, and the sociohistorical context wherein this narrative is included. Based on the assumptions of the reception aesthetics, and, in particular, on the effect theory formulated by Wolfgang Iser, a reading of the work is carried out, on which this study focuses, in order to problematize the relation between the real, the fictional and the imaginary in the construction of the fairy world. Conducting his studies to the analysis of the effects of literary texts in the individual act of reading, Iser understands the reader as a subject capable of revealing the aesthetics of the work, and also able to interact with the text, by assigning it a particular meaning. From this perspective, the relation between the real, the fictitious and the imaginary is presented as a fundamental attribute of the fictional text, being the imaginary characterized by situations of practical life recreated by the reader in a dialogue with the horizon brought by fiction. Finally, by establishing a comparison between the character Emilia, from Monteiro Lobato’s work, and Clara Luz, a character from Fernanda Lopes de Almeida’s work, both characters considered as modern fairies, the changes occurred in the traditional concept of fairy tale reveal themselves, as well as the effects of these changes in the contemporary reader-child.
Palabras clave : Literatura infantil
Conto de fadas
Emília
Clara Luz
Teoria do efeito
Children’s literature
Fairy tale
Emília
Clara Luz
Effect theory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
Sigla de la Instituición: CES/JF
Departamento: -
Programa: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6562
Fecha de publicación : 18-mar-2014
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Dissertações



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