Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elieteaparecidadepaulacunha.pdf624.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824037139938021pt_BR
dc.contributor.referee1Schmitt, Maria Aparecida Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091319893943755pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223817916615539pt_BR
dc.creatorCunha, Eliete Aparecida de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253242341591892pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T14:44:48Z-
dc.date.available2018-04-04-
dc.date.available2018-04-04T14:44:48Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6562-
dc.description.abstractThe present research investigates the origins of children’s literature and the changes occurred throughout its history, seeking to demonstrate a break in the modern fairy tale, from the unveiling of the relationships between the innovation observed in the book A fada que tinha ideias (1971), by Fernanda Lopes de Almeida, and the sociohistorical context wherein this narrative is included. Based on the assumptions of the reception aesthetics, and, in particular, on the effect theory formulated by Wolfgang Iser, a reading of the work is carried out, on which this study focuses, in order to problematize the relation between the real, the fictional and the imaginary in the construction of the fairy world. Conducting his studies to the analysis of the effects of literary texts in the individual act of reading, Iser understands the reader as a subject capable of revealing the aesthetics of the work, and also able to interact with the text, by assigning it a particular meaning. From this perspective, the relation between the real, the fictitious and the imaginary is presented as a fundamental attribute of the fictional text, being the imaginary characterized by situations of practical life recreated by the reader in a dialogue with the horizon brought by fiction. Finally, by establishing a comparison between the character Emilia, from Monteiro Lobato’s work, and Clara Luz, a character from Fernanda Lopes de Almeida’s work, both characters considered as modern fairies, the changes occurred in the traditional concept of fairy tale reveal themselves, as well as the effects of these changes in the contemporary reader-child.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga as origens da literatura infantil e as transformações ocorridas ao longo de sua história, buscando demonstrar a ruptura no conto de fadas moderno, a partir do desvelamento das relações entre a inovação observada em A fada que tinha ideias (1971), de Fernanda Lopes de Almeida, e o contexto histórico-social em que se inclui essa narrativa. Com base nos pressupostos da estética da recepção e, em especial, da teoria do efeito formulada por Wolfgang Iser, efetiva-se uma leitura da obra, na qual este trabalho se concentra, com vistas a problematizar a relação entre o real, o fictício e o imaginário na construção do mundo das fadas. Direcionando seus estudos para a análise dos efeitos do texto literário no ato individual da leitura, Iser concebe o leitor como um sujeito capaz de revelar a esteticidade da obra, de interagir com o texto atribuindo-lhe sentido particular. Sob tal perspectiva, a relação do real com o fictício e o imaginário apresenta-se como uma propriedade basilar do texto ficcional, sendo o imaginário caracterizado pelas situações da vida prática (re)criadas pelo leitor em diálogo com o horizonte trazido pela ficção. Por fim, ao se estabelecer uma comparação entre a personagem Emília, de Monteiro Lobato, e Clara Luz, personagem de Fernanda Lopes de Almeida, consideradas fadas modernas, tornam-se manifestas as modificações havidas no conceito tradicional de conto de fadas, e os efeitos dessa mudança no leitor infantil contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsCES/JFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectEmíliapt_BR
dc.subjectClara Luzpt_BR
dc.subjectTeoria do efeitopt_BR
dc.subjectChildren’s literaturept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectEmíliapt_BR
dc.subjectClara Luzpt_BR
dc.subjectEffect theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRuptura e renovação no conto de fadas brasileiro: Emília, Clara Luz e leitor em parceria lúdicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROQUALI - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.