https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/652
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
magicristinamappa.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A comunicação no Programa Família Escola de Belo Horizonte |
Autor(es): | Mappa, Magi Cristina |
Orientador: | Burgos, Marcelo Tadeu Baumann |
Miembros Examinadores: | Coelho, Fabiana Carneiro Martins |
Miembros Examinadores: | Cunha, Maria Amália de Almeida |
Resumo: | Na perspectiva de estabelecer uma política de relacionamento com os familiares de estudantes da Rede Municipal de Educação, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou, em fevereiro de 2005, o projeto Família-Escola inaugurando então uma aproximação direta dos gestores da educação municipal com as famílias de estudantes. Para tanto, foram implantados instrumentos e ações como encontros regionais, fóruns com a participação de famílias e gestores e outros canais de comunicação para efetivar essa aproximação da Secretaria Municipal de Educação com as famílias. Quase uma década depois, o Família-Escola está consolidado como um programa permanente da política educacional do município mantendo o objetivo inicial de dialogar com as famílias as demandas da educação. Esta pesquisa busca descrever e analisar a interferência das ações e dos canais de comunicação propostos e estabelecidos pelo programa Família-Escola no cotidiano escolar e nas relações entre as famílias e as escolas municipais, tendo como recorte a Regional Norte da cidade de Belo Horizonte. Para embasar essa análise, foram entrevistados gestores e técnicos do Programa e aplicados questionários às famílias e diretores das escolas municipais da Regional Norte. A observação e análise do olhar de diferentes atores permitiu, como resultado deste estudo, a proposição de ações que visam potencializar os canais de comunicação no sentido de contribuir para a efetiva aproximação entre escola e família. |
Resumen : | In order to establish a relationship policy with the Rede Municipal de Educação students’ relatives, the Belo Horizonte city hall released, in February 2005, the project Família-Escola. This led to an approach between the municipal education managers and the students’ relatives. In this way, some actions and tools were implemented in order to strengthen the rapprochement between the Secretaria Municipal de Educação and the families. They are: local meetings, forums where managers and families took place and also other ways of communication. After almost a decade, the Familia-Escola is consolidated as a permanent program belonging to the city’s educational policy which main objective is to dialogue over educational demands with the families. This research aims to describe and analyse the influence of the actions and ways of communication proposed in the school life and in the relations between families and municipal schools. The focus of this research is the northern region of Belo Horizonte city. The analysis was based on interviews with the managers and technicians of the program and also on sending questionnaires to the students families and northern region municipal schools managers. The observation and analysis of the point of view of different characters allowed, as a result of this study, the indication of actions to enhance the ways of communication in order to contribute to the effective approach between school and family. |
Palabras clave : | Comunicação Educação Família Escola Programa Communication Education Family School Program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/652 |
Fecha de publicación : | 13-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.