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dc.contributor.advisor1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Fabiana Carneiro Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701414T2pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Maria Amália de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798698J9pt_BR
dc.creatorMappa, Magi Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8105857J4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-03T14:46:28Z-
dc.date.available2016-02-03-
dc.date.available2016-02-03T14:46:28Z-
dc.date.issued2014-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/652-
dc.description.abstractIn order to establish a relationship policy with the Rede Municipal de Educação students’ relatives, the Belo Horizonte city hall released, in February 2005, the project Família-Escola. This led to an approach between the municipal education managers and the students’ relatives. In this way, some actions and tools were implemented in order to strengthen the rapprochement between the Secretaria Municipal de Educação and the families. They are: local meetings, forums where managers and families took place and also other ways of communication. After almost a decade, the Familia-Escola is consolidated as a permanent program belonging to the city’s educational policy which main objective is to dialogue over educational demands with the families. This research aims to describe and analyse the influence of the actions and ways of communication proposed in the school life and in the relations between families and municipal schools. The focus of this research is the northern region of Belo Horizonte city. The analysis was based on interviews with the managers and technicians of the program and also on sending questionnaires to the students families and northern region municipal schools managers. The observation and analysis of the point of view of different characters allowed, as a result of this study, the indication of actions to enhance the ways of communication in order to contribute to the effective approach between school and family.pt_BR
dc.description.resumoNa perspectiva de estabelecer uma política de relacionamento com os familiares de estudantes da Rede Municipal de Educação, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou, em fevereiro de 2005, o projeto Família-Escola inaugurando então uma aproximação direta dos gestores da educação municipal com as famílias de estudantes. Para tanto, foram implantados instrumentos e ações como encontros regionais, fóruns com a participação de famílias e gestores e outros canais de comunicação para efetivar essa aproximação da Secretaria Municipal de Educação com as famílias. Quase uma década depois, o Família-Escola está consolidado como um programa permanente da política educacional do município mantendo o objetivo inicial de dialogar com as famílias as demandas da educação. Esta pesquisa busca descrever e analisar a interferência das ações e dos canais de comunicação propostos e estabelecidos pelo programa Família-Escola no cotidiano escolar e nas relações entre as famílias e as escolas municipais, tendo como recorte a Regional Norte da cidade de Belo Horizonte. Para embasar essa análise, foram entrevistados gestores e técnicos do Programa e aplicados questionários às famílias e diretores das escolas municipais da Regional Norte. A observação e análise do olhar de diferentes atores permitiu, como resultado deste estudo, a proposição de ações que visam potencializar os canais de comunicação no sentido de contribuir para a efetiva aproximação entre escola e família.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProgramapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectProgrampt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA comunicação no Programa Família Escola de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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