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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos cursos de capacitação para divulgação e apropriação de resultados do SIMAVE/PROALFA e PROEB da Superintêndencia Regional de Teófilo Otoni / Minas Gerais
Autor(es): Prado, Maria Lúcia Viana do
Primeiro Orientador: Cunha e Melo, Manuel Fernando Palácios da
Membro da banca: Vieira, José Jairo
Membro da banca: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Resumo: Essa dissertação analisa, dentre as ações empreendidas pela equipe gestora da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni em Minas Gerais, os cursos de capacitação para professores que atuam no 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, com vistas à divulgação e apropriação dos resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE. Implantado no estado desde 2000, o SIMAVE tem como um de seus objetivos a utilização pedagógica dos resultados aferidos no redimensionamento da prática docente. Nesse processo, a Superintendência desempenha um papel de articulação entre a Secretaria de Estado da Educação e as escolas sob sua responsabilidade, devendo promover ações que melhorem o nível de compreensão das equipes das escolas quanto aos resultados das avaliações externas e a aplicabilidade desses na esfera pedagógica. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: a observação participante; entrevistas com roteiros semiestruturados feitas com a direção da SRE, com a Diretora da Diretoria Educacional e com a gerência dos Analistas Educacionais, bem como a aplicação de questionários aos Analistas. Buscou-se com a análise do material identificar os limites e possibilidades dessas capacitações como promotoras da compreensão dos resultados aferidos nas avaliações sistêmicas pelos educadores e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Ao final, propõe-se um PAE (Plano de Ação Educacional) com alternativas de aprimoramento dos cursos de capacitação, bem como a disseminação do trabalho para que tanto nesse quanto em outros níveis de gestão as práticas assertivas possam servir como referencial.
Abstract: The present dissertation analyses, among the actions taken by the managing team of the Regional Superintendence of Education of Teófilo Otoni, in Minas Gerais, the capacitation courses for teachers from 3rd and 5th grades of Elementary School, focusing on the divulging and appropriation processes of the results of the Public School Assessment System of Minas Gerais – SIMAVE. Implemented in the state on the year 2000, SIMAVE has as one of its goals the pedagogical use of the results obtained in redirecting teaching practices. In this process, the Superintendence has its role articulating the State Education Secretariat and the schools under its responsibility, promoting actions which improve the comprehension levels of school teams regarding the results in external assessment tests as well as their applicability in the pedagogical sphere. The research techniques utilized were: interviews with semi structured scripts with the management of the State Secretariat, with the Director of Educational Management and with the management of the educational analysts, as well as a survey with the analysts. We aimed to analyze the material in order to identify the limits and possibilities of these capacitations in promoting the comprehension of the results found in the systemic evaluations by the educators and their implications to the learning and teaching process. Finally, we propose a PAE (Educational Action Plan) with alternatives to improve the capacitation courses, as well as the dissemination of the work so that both on this case and other levels of management assertive practices may function as reference.
Palavras-chave: SIMAVE
Apropriação administrativa de resultados
Gestão regional
SIMAVE
Management appropriation of results
Regional management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/649
Data do documento: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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