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Clase: Dissertação
Título : Gestão democrática e a participação da família na escola: estudo de caso de uma escola estadual do Amazonas
Autor(es): Oliveira, Fernanda Gurgel Bernardi de
Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, discute a gestão democrática e a participação da família em uma escola da zona norte de Manaus. Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a relação da gestão escolar com a família na escola investigada, analisar as consequências de um possível distanciamento entre elas e propor o desenvolvimento de programas que estreitem a relação família – escola, a fim de que essa problemática possa ser solucionada. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de Estudo de Caso. Para tanto, utilizamos instrumentos metodológicos de natureza qualitativa e quantitativa, como entrevista com os servidores da escola investigada, além de questionários aplicados aos pais, mães e responsáveis. De modo geral, o estudo realizado permitiu conhecer a visão da equipe gestora e dos professores a respeito da gestão democrática e participativa, bem como da participação da família na escola. Foi possível, também, entender como a família se sente em relação à sua participação nas atividades da escola. Com base nas informações, foi traçado um Plano de Ação Educacional, prevendo: a realização de um Seminário de Gestão Democrática na Escola Ceti João dos Santos Braga, a elaboração do Plano Anual de 2018, a reestruturação dos órgãos colegiados, a implementação do Projeto Pais Presentes, Filhos Eficientes, um novo sistema de prestação de contas e, por fim, a legalização do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno.
Resumen : This dissertation, developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education of the Federal University of Juiz de Fora, discusses the democratic management and the participation of the family in a school in the northern part of Manaus. The objectives defined for this study were: to describe the relationship between school management and the family in the school investigated, to analyze the consequences of a possible distancing and to propose the development of programs that narrow the family - school relationship so that this problem can be solved. The research was developed from the Case Study method. For that, we used methodological tools of a qualitative and quantitative nature, such as interviews with the school officials investigated, as well as questionnaires applied to parents, mothers and guardians. In general, the study carried out allowed us to know the vision of the management team and teachers regarding democratic and participative management, as well as the participation of the family in the school. It was also possible to understand how the family feels about their participation in school activities. Based on the information, an Educational Action Plan was drawn up, providing for: a Seminar on Democratic Management at the Ceti João dos Santos Braga School, the preparation of the 2018 Annual Plan, the restructuring of the collegiate bodies, the implementation of the Pais Project Gifts, Efficient Children, a new system of accountability and, finally, the legalization of the Political Pedagogical Project and the Internal Regulation.
Palabras clave : Família
Participação
Gestão democrática
Family
Participation
Democratic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6493
Fecha de publicación : 30-oct-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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