Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/644
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nelcidiogeraldocarneiro.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O papel da gestão escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino: o caso da Escola Estadual Matta Machado
Author: Carneiro, Nelcídio Geraldo
First Advisor: Machado, Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Coelho, Fabiana Carneiro Martins
Referee Member: Machado, Célia Tanajura
Resumo: Esta dissertação se caracteriza como um estudo de caso de gestão escolar desenvolvido numa escola pública estadual da cidade de Diamantina, no Estado de Minas Gerais. Esta escola vem se destacando nos resultado das avaliações externas, obtendo nota 7,0 no Índice desenvolvimento da Educação Básica – Ideb de 2011. Em 2013, foi a vencedora do Prêmio de Nacional de Gestão Escolar – PGE. O contexto apresentado foi o motivador do estudo que buscou analisar as práticas de gestão desenvolvidas e efetivadas pela equipe gestora de tal escola com o objetivo de compreender até que ponto a gestão da Escola Estadual Matta Machado tem contribuído para que ela possa se tornar uma escola efetiva a fim de propor melhorias para esse processo. Para tanto, no primeiro capítulo, realiza-se a descrição da escola apresentando as características gerais da instituição e os resultados educacionais comparados ao município, a Superintendência Regional de Ensino à qual ela pertence e o estado de Minas Gerais. No segundo capítulo, embasa-se o estudo nas obras de Lück referentes às dez dimensões da gestão escolar e nos fatores-chave ligados a gestão escolar, pesquisados por Polon. Foi feita, também, a análise dos dados coletados à luz da teoria das autoras. O terceiro capítulo destina-se à proposição de um Plano de Ação tendo como objetivo central a criação de uma rede de trabalho colaborativo entre os diversos integrantes internos e externos à escola para subsidiar e apoiar o trabalho da gestão na implantação de estratégias inovadoras para solucionar os pontos de fragilidades evidenciadas por este estudo.
Abstract: The present dissertation is characterized as a management case study developed at a public state school in the city of Diamantina, in the state of Minas Gerais. Such school has been having prominent results in the external evaluations, obtaining a 7,0 score in the Basic Education Development Index (Ideb) of 2011. In 2013, it won the the National Award of School Management – PGE. The context presented was the motivation of the study which aimed to analyze the management practices developed and performed by the management team of the school with the objective of comprehending to what extent the management of the State School Matta Machado has contributed for it to become an effective school so that we may propose improvements to the process. In order to do so, in the first chapter we conducted a description of the school presenting the general characteristics of the institution and the educational results compared to the municipality, to the Regional Educational Superintendence to which it belongs and the state of Minas Gerais. On the second chapter the study was based on the works of Lück, referring to the dimensions in school management and on the key factors connected to school management, researched by Polon. It was also conducted an analysis of the data gathered under the perspective of such authors. The third chapter was dedicated to proposing an Action Plan having as its core goal the creation of a collaborative network among the several internal and external members of the school in order to subsidize and support the work of the management team in implementing of innovative strategies to solve the fragile points highlighted in this study.
Keywords: Gestão escolar
Fatores de eficácia
Escola efetiva
School management
Factors in efficacy
Effective school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/644
Issue Date: 20-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.