Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6406
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
moniquecaminhasmatos.pdf12.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Atualização do espaço construído das escolas públicas
Autor(es): Matos, Monique Caminhas
Orientador: Valadão, Regina Coeli Mendes
Resumo: O tema do presente trabalho surgiu devido ao questionamento da forma como são projetados os espaços escolares públicos nos dias de hoje. Foram estudados os aspectos históricos e sociais do tema, e também apresentadas as concepções e teorias do ensino de diversos autores, como é a concepção do espaço em diferentes perspectivas e como é o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança até a adolescência. Foram conhecidas as diferentes propostas de espaços escolares em Juiz de Fora, como funcionam, as suas ofertas e necessidades. Através dos estudos realizados em campo, estudo do referencial bibliográfico, e das diretrizes, foi formulado um material com propostas projetuais que possa servir de inspiração no projeto de escolas públicas mais confortáveis e atrativas. Por fim, foram realizadas análises do Bairro Marilândia e propostas para a Escola Fundamental a ser projetada no Trabalho de Conclusão de Curso II
Resumen : The subject matter of this study emerged questioning how the space in public schools are projected nowadays. It has been studied the historic and social aspects of the theme and also introduced the conceptions and theories of teaching from many authors, such as the conception of space in the different perspectives and how the physical, cognitive and social developments of the childhood until the adolescence. It has been acquaintance the different conceptions of school spaces in Juiz de Fora, about how they work and their proposals and necessities. Through the studies performed in site, bibliographic references and guidelines, it has been developed a research with designed proposals that can be a form of inspiration in the way public schools are projected and how their spaces can be more attractive and more comfortable. At last, the Burgh Marilândia has been analyzed as well as its proposals concerning the Elementary School that is going to be projected in the Final Course Assignment II.
Palabras clave : Arquitetura escolar
Escola pública
Ensino fundamental
Percepção espacial
School architecture
Public school
Elementary school
Spatial perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6406
Fecha de publicación : jul-2017
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.