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Type: Dissertação
Title: Onde se aprende ser professora e professor? Cartografias sobre territórios educativos na formação inicial docente
Author: Oliveira, Larissa de Souza
First Advisor: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Lopes, Jader Janer Moreira
Referee Member: Moll, Jaqueline
Resumo: Onde se aprende ser professora e professor? Essa é questão central deste trabalho, que tem o objetivo de compreender as cartografias construídas a partir das vivências dos (as) discentes do curso de formação inicial de professoras e professoras de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Parto do princípio de que, além do espaço escolar universitário, outros espaços formativos da cidade também possam contribuir com a formação docente em um movimento articulado com seus diversos agentes transformadores. Tentamos identificar quais territórios educativos e como estes fazem parte da formação inicial docente, quais são promovidos pela UFJF e ainda quais teriam potencial educativo ainda não explorado. A fim de compreender melhor a constituição dos territórios educativos existentes em uma Cidade Educadora, são tomados princípios qualitativos para a construção de cartografias com os docentes a partir dos Mapas Vivenciais. Algumas perspectivas teóricas conduzem a pesquisa: a cidade é considerada como um território usado, os seres humanos como seres histórico-culturais, a cartografia como produto das diversas culturas humanas e o currículo escolar como um instrumento regulamentador político, construído pelas lutas entre os diversos atores sociais.
Abstract: ¿Dónde se aprende ser profesora y profesor? Esta es una cuestión central de este trabajo, que tiene el objetivo de comprender las cartografías construidas a partir de las vivencias de los discursos del curso de formación inicial de maestras y profesoras de Geografía de la Universidad Federal de Juiz de Fora. Parto del principio que además del espacio escolar universitario, otros espacios formativos de la ciudad también puedan contribuir con la formación docente en un movimiento articulado con sus diversos agentes transformadores. Intentamos identificar qué territorios educativos y cómo estos forman parte de la formación inicial docente, cuáles son promovidos por la UFJF y aún cuáles tendrían potencial educativo aún no explotado. A fin de comprender mejor la constitución de los territorios educativos existentes en una Ciudad Educadora se toman principios cualitativos para la construcción de cartografías con los docentes a partir de los Mapas Vivenciales. Algunos supuestos conducen a la investigación: la ciudad es considerada como un territorio usado, los seres humanos como seres histórico-culturales, la cartografía como producto de las diversas culturas humanas y el currículo escolar como un instrumento regulador político, construido por las luchas entre los diversos actores sociales.
Keywords: Cidade educadora
Território educativo
Mapas vivenciais e formação inicial docente
Ciudad educadora
Territorio educativo
Mapas vivenciales y formación inicial docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6398
Issue Date: 6-Sep-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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