Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6398
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissadesouzaoliveira.pdf6.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee2Moll, Jaqueline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636898381563825pt_BR
dc.creatorOliveira, Larissa de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-19T19:48:03Z-
dc.date.available2018-03-19-
dc.date.available2018-03-19T19:48:03Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6398-
dc.description.abstract¿Dónde se aprende ser profesora y profesor? Esta es una cuestión central de este trabajo, que tiene el objetivo de comprender las cartografías construidas a partir de las vivencias de los discursos del curso de formación inicial de maestras y profesoras de Geografía de la Universidad Federal de Juiz de Fora. Parto del principio que además del espacio escolar universitario, otros espacios formativos de la ciudad también puedan contribuir con la formación docente en un movimiento articulado con sus diversos agentes transformadores. Intentamos identificar qué territorios educativos y cómo estos forman parte de la formación inicial docente, cuáles son promovidos por la UFJF y aún cuáles tendrían potencial educativo aún no explotado. A fin de comprender mejor la constitución de los territorios educativos existentes en una Ciudad Educadora se toman principios cualitativos para la construcción de cartografías con los docentes a partir de los Mapas Vivenciales. Algunos supuestos conducen a la investigación: la ciudad es considerada como un territorio usado, los seres humanos como seres histórico-culturales, la cartografía como producto de las diversas culturas humanas y el currículo escolar como un instrumento regulador político, construido por las luchas entre los diversos actores sociales.pt_BR
dc.description.resumoOnde se aprende ser professora e professor? Essa é questão central deste trabalho, que tem o objetivo de compreender as cartografias construídas a partir das vivências dos (as) discentes do curso de formação inicial de professoras e professoras de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Parto do princípio de que, além do espaço escolar universitário, outros espaços formativos da cidade também possam contribuir com a formação docente em um movimento articulado com seus diversos agentes transformadores. Tentamos identificar quais territórios educativos e como estes fazem parte da formação inicial docente, quais são promovidos pela UFJF e ainda quais teriam potencial educativo ainda não explorado. A fim de compreender melhor a constituição dos territórios educativos existentes em uma Cidade Educadora, são tomados princípios qualitativos para a construção de cartografias com os docentes a partir dos Mapas Vivenciais. Algumas perspectivas teóricas conduzem a pesquisa: a cidade é considerada como um território usado, os seres humanos como seres histórico-culturais, a cartografia como produto das diversas culturas humanas e o currículo escolar como um instrumento regulamentador político, construído pelas lutas entre os diversos atores sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidade educadorapt_BR
dc.subjectTerritório educativopt_BR
dc.subjectMapas vivenciais e formação inicial docentept_BR
dc.subjectCiudad educadorapt_BR
dc.subjectTerritorio educativopt_BR
dc.subjectMapas vivenciales y formación inicial docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOnde se aprende ser professora e professor? Cartografias sobre territórios educativos na formação inicial docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.