Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/624
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wallacenascimentopintojunior.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Álgebra linear a distância para licenciandos em química: análise de um curso oferecido no modelo UAB
Autor(es): Pinto Junior, Wallace Nascimento
Primeiro Orientador: Olimpio Junior, Antonio
Membro da banca: Rosa, Milton
Membro da banca: Detoni, Adlai Ralph
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tem como foco o desenvolvimento da disciplina Álgebra Linear no curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculada ao sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Em consonância com uma epistemologia construtivista, uma perspectiva teórica interpretivista e uma metodologia orientada pela Grounded Theory, foi constituída a pergunta norteadora que orientou a investigação: ”Como tem se desenvolvido a disciplina Álgebra Linear no curso de Licenciatura a distância em Química na UFJF?” A produção dos dados na investigação em pauta se desenvolveu, principalmente, a partir do Projeto Pedagógico do Curso, dos registros do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de questionários e de entrevistas com alunos – evadidos ou não – da disciplina e/ou do curso, com uma tutora presencial e com a professora da disciplina. Por meio da análise dos dados, foi construído um panorama conciso sobre a licenciatura em pauta, observando-se os contrastes entre as propostas do Projeto Pedagógico e a realidade encontrada. Especificamente sobre a Álgebra Linear, destacaram-se os índices de aprovação/reprovação, algumas das dificuldades dos alunos para lidar com os aspectos mais abstratos da disciplina e a importância dada ao tutor presencial, às aulas de exercícios, à formação de grupos de estudo e ao uso de videoaulas. Os resultados sugerem que houve um “esvaziamento”, tanto quantitativo, no que se refere à evasão do curso, quanto qualitativo no que tange à compreensão de conceitos centrais da disciplina.
Abstract: This qualitative research focuses on the development of the discipline Linear Algebra in an undergraduate distance education course context in chemistry teaching offered by UFJF. The course was related to the UAB (Open University of Brazil) system. The research question was created in line with a constructivist epistemology, a theoretical perspective and an interpretative methodology guided by the Grounded Theory, and it was: "How the discipline Linear Algebra has been developed in the undergraduate distance education course in chemistry teaching offered by UFJF?". Data was produced mainly from the Pedagogical Project of the course, from the records of the VLE (Virtual Learning Environment), from questionnaires and from interviews with students, with a presential tutor and teacher’s discipline. Through data analysis, a concise overview of the course was built, observing the contrasts between the proposed Pedagogical Project and the reality found. Specifically on Linear Algebra the most important points were the indexes of pass/fail, some of the difficulties the students had to deal with the more abstract aspects of the discipline and the importance that is given to the presential tutor, the exercise classes, and the formation of study groups and the use of video classes. The results suggest that there was an "empty", both quantitative, regarding the course drop out, as qualitative with regard to the understanding of the discipline central concepts.
Palavras-chave: Educação Superior a Distância
Educação a Distância Online
Álgebra Linear
Evasão na Educação Superior a Distância
Distance Higher Education
Online Distance Education
Linear Algebra
Dropout in Distance Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/624
Data do documento: 15-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.