Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/624
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wallacenascimentopintojunior.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Olimpio Junior, Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770479T3pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Milton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702945P8pt_BR
dc.contributor.referee2Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.creatorPinto Junior, Wallace Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215490U2pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-02T11:43:14Z-
dc.date.available2016-02-02-
dc.date.available2016-02-02T11:43:14Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/624-
dc.description.abstractThis qualitative research focuses on the development of the discipline Linear Algebra in an undergraduate distance education course context in chemistry teaching offered by UFJF. The course was related to the UAB (Open University of Brazil) system. The research question was created in line with a constructivist epistemology, a theoretical perspective and an interpretative methodology guided by the Grounded Theory, and it was: "How the discipline Linear Algebra has been developed in the undergraduate distance education course in chemistry teaching offered by UFJF?". Data was produced mainly from the Pedagogical Project of the course, from the records of the VLE (Virtual Learning Environment), from questionnaires and from interviews with students, with a presential tutor and teacher’s discipline. Through data analysis, a concise overview of the course was built, observing the contrasts between the proposed Pedagogical Project and the reality found. Specifically on Linear Algebra the most important points were the indexes of pass/fail, some of the difficulties the students had to deal with the more abstract aspects of the discipline and the importance that is given to the presential tutor, the exercise classes, and the formation of study groups and the use of video classes. The results suggest that there was an "empty", both quantitative, regarding the course drop out, as qualitative with regard to the understanding of the discipline central concepts.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa tem como foco o desenvolvimento da disciplina Álgebra Linear no curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculada ao sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Em consonância com uma epistemologia construtivista, uma perspectiva teórica interpretivista e uma metodologia orientada pela Grounded Theory, foi constituída a pergunta norteadora que orientou a investigação: ”Como tem se desenvolvido a disciplina Álgebra Linear no curso de Licenciatura a distância em Química na UFJF?” A produção dos dados na investigação em pauta se desenvolveu, principalmente, a partir do Projeto Pedagógico do Curso, dos registros do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de questionários e de entrevistas com alunos – evadidos ou não – da disciplina e/ou do curso, com uma tutora presencial e com a professora da disciplina. Por meio da análise dos dados, foi construído um panorama conciso sobre a licenciatura em pauta, observando-se os contrastes entre as propostas do Projeto Pedagógico e a realidade encontrada. Especificamente sobre a Álgebra Linear, destacaram-se os índices de aprovação/reprovação, algumas das dificuldades dos alunos para lidar com os aspectos mais abstratos da disciplina e a importância dada ao tutor presencial, às aulas de exercícios, à formação de grupos de estudo e ao uso de videoaulas. Os resultados sugerem que houve um “esvaziamento”, tanto quantitativo, no que se refere à evasão do curso, quanto qualitativo no que tange à compreensão de conceitos centrais da disciplina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superior a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação a Distância Onlinept_BR
dc.subjectÁlgebra Linearpt_BR
dc.subjectEvasão na Educação Superior a Distânciapt_BR
dc.subjectDistance Higher Educationpt_BR
dc.subjectOnline Distance Educationpt_BR
dc.subjectLinear Algebrapt_BR
dc.subjectDropout in Distance Higher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleÁlgebra linear a distância para licenciandos em química: análise de um curso oferecido no modelo UABpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.