https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/620
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
joycescoralicksilvestre.pdf | 569.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | “A minha vida é como se me batessem com ela”: a escrita e a(s) exigência(s) do desassossego |
Author: | Silvestre, Joyce Scoralick |
First Advisor: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Referee Member: | Pereira, Maria Luiza Scher |
Referee Member: | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo um exame da produção de literatura como uma resposta aos enfrentamentos e aos afetos experimentados pelo escritor. O artista, com seu caráter essencial de encontrar-se muito presente e próximo daquilo que o cerca, será aquele que percebe e recebe as mudanças que ocorrem, em especial na modernidade, e encara o desolamento que elas provocam por sua própria essência e transporta tais desassossegos para sua produção: arte. Na modernidade o homem vê-se lançado em uma globalização sem precedentes que, entre outras coisas, o lança a uma solidão em que é preciso mudar os valores tão rapidamente quanto a época o exige. No caso específico do livro estudado, Fernando Pessoa construiu no Livro do Desassossego aquilo que o heterônimo a quem é atribuída sua autoria (Bernardo Soares) chama de uma espécie de biografia “sem fatos”. É através dessa biografia sem fatos que Soares se coloca como um alguém que necessita escrever para dar conta das melancolias que o assaltam, mostrando, assim, que escrever funciona como clínica de suas dores: tais dores que são bastante próprias dele, e não se confundem com as dos outros heterônimos, nos denotando mais uma característica da modernidade: a fragmentação e a busca incessante por algo que seja possível chamar sempre de “eu”. |
Abstract: | This paper aims at presenting an examination of the production of literature as a response to the confrontation and the affections experienced by the writer. The artist, with his essential characteristic to find himself very present and close to what surrounds him, will be the one who understands and receives the changes that occur, particularly in modernity, and face the overwhelming that these changes cause by their very essence and he carries such disquiet to his production: art. In modernity, man sees himself released in an unprecedented globalization, among other things, the launches him into a loneliness in that changings the values are needed as quickly as the moment requires. In the specific case of the studied book, Fernando Pessoa built in Livro do Desassossego what the heteronym to whom its authorship is attributed (Bernardo Soares) calls a kind of biography "without facts". It is through this biography without facts that Soares is placed as someone who needs to write to deal with melancholy that assaults him, showing thus that writing functions as a treatment for his pain: such pains that are quite his, and not to be confused with those of other heteronyms, show one more feature of modernity: fragmentation and the incessant search for something that would be possible to always call "I". |
Keywords: | Produção literária Melancolia Filosofia Literary production Melancholy Philosophy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/620 |
Issue Date: | 20-Mar-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.