Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6164
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gisellameneguelli.pdf45.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Ecos do ethos: um golpe na imagem pública de Dilma Rousseff em Veja on line
Otros títulos : Ecos of the ethos: a coup to the public image of Dilma Rousseff in Veja online
Autor(es): Meneguelli, Gisella
Orientador: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Co-orientador: Ferré-Pavia, Carme
Miembros Examinadores: Valente, André Crim
Miembros Examinadores: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Miembros Examinadores: Feres, Beatriz dos Santos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Miembros Examinadores: Cunha, Tânia Reis
Resumo: Com o aporte teórico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, analisamos a adjetivação como estratégia discursiva para a criação de imagens para a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, pela revista Veja (online). Nossa análise se desenvolve em dois marcos situacionais: o período que antecede a eleição presidencial de 2014 e o período posterior a esse evento político. O estudo dos adjetivos no corpus desta pesquisa mostra como as escolhas lexicais podem ser usadas ideologicamente, quando extraídas do sentido de língua e submetidas ao sentido de discurso, pelos veículos de comunicação na criação de imagens estereotipadas. Ao construir uma imagem sobre o sujeito objeto de seu discurso, Veja cria para si, também, uma imagem de enunciador, a qual buscamos revelar durante esta investigação.
Resumen : With the theoretical basis of the theory semiolinguistics of discourse analysis, we analyze the adjective as a discursive strategy for creating images to the president of Brazil, Dilma Rousseff, by magazine Veja (online). Our analysis is developed on two situational landmarks: the period before the presidential election of 2014 and the period subsequent to this political event. The study of adjectives in the corpus of this research shows how lexical choices can be used ideologically, when extracted from the sense of language and subject to the direction of discourse by the media in the creating stereotypical images. When building an image of the subject object of its discourse, Veja creates for itself also a image of enunciador, which we seek to reveal during this investigation.
Palabras clave : Semiolinguística
Ethos
Adjetivação
Estereótipo
Semiolinguistics
Ethos
Adjective
Stereotype
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal Fluminense
Sigla de la Instituición: UFF
Departamento: -
Programa: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6164
Fecha de publicación : 16-mar-2017
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Teses



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.