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Type: Dissertação
Title: Determinantes do sucesso educacional: uma análise do perfil dos indivíduos em condições sociais de desvantagem que atingiram o sucesso escolar
Author: Castro, Vanessa Gomes de
First Advisor: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Resumo: Este trabalho investiga os possíveis determinantes do sucesso educacional, considerando como tal a chegada do aluno ao terceiro ano do ensino médio em idade apropriada, sem ter sido reprovado e sem ter abandonado a escola durante sua trajetória. Observam-se os alunos em condições sociais de desvantagem que realizaram, com sucesso, sua trajetória escolar. Investiga-se o perfil e as características do background familiar dos alunos não brancos, com mães menos escolarizadas e com pior nível socioeconômico que chegaram, com sucesso, ao terceiro ano do ensino médio. Para tanto, são revistos alguns argumentos sociológicos sobre a educação na sociedade moderna, pontuando-se, parcialmente, suas finalidades, atribuições e implicações que fornecem os problemas desta pesquisa. Parte-se dos autores clássicos da sociologia, Marx, Weber e Durkheim, em direção às teorias do capital humano, teorias reprodutivistas, teorias neoweberianas e pesquisas empíricas realizadas no Brasil sobre as desigualdades perante o ensino, seguidas de revisão teórica sobre a expansão das políticas públicas para a educação no Brasil e sua relevância para a realização de trajetórias escolares de sucesso. Na parte empírica, os dados utilizados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2011. Os resultados revelam o perfil e as características do background familiar dos alunos em condições sociais de desvantagem que atingiram o sucesso escolar.
Abstract: This study investigates the possible determinants of educational success, considering as such the student’s incoming third year of high school at the appropriate age, without having been disapproved and without having left school during his career. Observe students in disadvantaged social conditions that successfully undertook their academic trajectory. Investigates the profile and characteristics of the family background of non-white students, mothers with less education and lower socioeconomic level that successfully reached the third year of high school. To this end, some sociological arguments about education in modern society are reviewed, punctuating partially their purposes, roles and implications that provide the problems of this research. It is part of the classic authors from sociology Marx, Weber and Durkheim, toward theories of human capital, reproductivist theories, neo-weberian theories and empirical research on education inequalities conducted in Brazil. Followed by theoretical review of the expansion of public policies for education in Brazil and its relevance to the achievement of successful academic career. In the empirical part, the data used are from Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2011. The results show the profile and characteristics of the family background of students in disadvantaged social conditions that hit school success.
Keywords: Educação
Desigualdade
Sucesso escolar
Políticas públicas
Background familiar
Education
Inequality
Educational attainment
Public policies
Family background
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/615
Issue Date: 13-Mar-2014
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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